PUBLICIDADE

Motociclismo

Bagnaia resiste à caçada de Quartararo e vence em Misano. Bastianini estreia no pódio

Francesco Bagnaia liderou de ponta a ponta, mas precisou segurar um feroz Fabio Quartararo nas voltas finais para vencer em Misano. O grande destaque da corrida foi o novato Enea Bastianini conquistando o primeiro pódio na MotoGP

19 set 2021 - 09h47
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Francesco Bagnaia
Francesco Bagnaia
Foto: AFP / Grande Prêmio

Francesco Bagnaia mais uma vez não teve vida fácil na MotoGP. Depois de sofrer contra Marc Márquez na última semana, no GP de Aragão, dessa vez foi Fabio Quartararo quem dificultou a corrida do italiano em Misano. No fim, Pecco conseguiu segurar as investidas do rival, apesar do pneu desgastado, para vencer o GP de San Marino e da Riviera de Rimini e se manter vivo na briga pelo título.

Foi a segunda vitória seguida de Bagnaia, as duas primeiras do italiano na categoria rainha do Mundial. Quartararo bem que tentou uma incrível reação, mas não conseguiu e ficou com o segundo lugar em Misano, recuperando-se do tropeço na última etapa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo terminaram no top-2 em Misano (Foto: AFP)

A grande surpresa do dia fechou o pódio. Enea Bastianini largou em 12º, fez diversas ultrapassagens arriscadas e terminou na terceira posição. Foi o primeiro pódio do atual campeão da Moto2 na MotoGP.

Marc Márquez terminou na quarta posição, seguido por Jack Miller. Joan Mir foi o sexto após perder uma posição por exceder os limites de pista. Pol Espargaró foi sétimo, acompanhado por Aleix Espargaró, Brad Binder e Takaaki Nakagami fechando o top-10 em Misano.

Completadas 14 etapas na temporada 2021, Quartararo soma 234 pontos, 48 a mais que Bagnaia. Mir é o terceiro na tabela, seguido por Zarco e Miller.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 3 de outubro para o GP das Américas, em Austin, no Texas. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Saiba como foi o GP de San Marino e da Riviera de Rimini de MotoGP:

A emoção na MotoGP começou antes mesmo da largada. Em um domingo de nuvens carregadas, a chuva deu as caras em Rimini logo após a corrida da Moto2, mas as gotas não caiam em ritmo constante, o que só aumentava o suspense. Ainda assim, era um dia de calor, com a temperatura chegando aos 26°C e o asfalto batendo a marca de 29°C. A velocidade do vento era de 10 km/h.

O céu não estava dos mais convidativos em Misano (Foto: Reprodução)

A chuva, contudo, não era o único ponto de dificuldade. Os pilotos da Moto2 reportaram uma queda na aderência da pista, o que podia interferir na escolha de pneus.

Como sempre, a Michelin levou calçados macios, médios e duros, com os traseiros todos em construção assimétrica, com a borracha mais resistente do lado direito para encaixar com a configuração de Misano, que tem dez curvas para a direita e seis para a esquerda. Em caso de pista molhada, a escolha seria entre macios e médios, também apenas com os dianteiros com perfil simétrico.

Na saída dos boxes, a escolha de calçados foi variada. A maioria dos pilotos optou por dianteiros duros, mas Andrea Dovizioso, Takaaki Nakagami, Aleix Espargaró, Álex Rins, Valentino Rossi, Michele Pirro e Jorge Martín colocaram aos médios. Para a traseira, a escolha foi mais dividida: Johann Zarco, Luca Marini, Maverick Viñales, Enea Bastianini, Iker Lecuona, Nakagami, Jack Miller, Pirro, Francesco Bagnaia, Álex Márquez, Martín e Marc Márquez foram de slicks macios, com os demais optando pelos médios em Misano.

Quando chegou a largada, as 25 mil pessoas presentes no traçado da Emília-Romanha acompanharam Bagnaia sustentar a liderança, com Quartararo passando Miller brevemente para tomar a segunda colocação. Jorge Martín saiu muito bem, mas perdeu a quarta posição para Marc Márquez na curva 4.

Miller logo respondeu e passou Quartararo para assumir o segundo lugar, mas ainda na primeira volta Pecco conseguiu imprimir um ritmo fortíssimo para se afastar mais de 1s do companheiro de Ducati.

No fim do giro inicial, Martín passou Márquez para ser o quarto colocado, ainda pertinho de Quartararo. Aleix Espargaró apareceu na sequência para também colocar o hexacampeão de escanteio.

Na volta seguinte, Martín passou Quartararo pela terceira colocação. O francês até deu o troco, mas voltou a perder de novo. Na curva 4, Fabio retomou a posição do pódio mais uma vez. Jorge atacou na oito, mas teve a resposta quase que imediato. Metros mais tarde, o espanhol caiu na 14 e voltou para a prova apenas em 24º.

Na quinta das 27 voltas previstas para Misano, Bagnaia liderava com 1s241 de margem para Miller, que também já tinha mais de 1s de vantagem para Quartararo. Aleix vinha em quarto, com Marc Márquez, Bastianini, Rins, Pol Espargaró, Mir e Pirro fechando o top-10.

Aleix tentou atacar Marc, mas o piloto da Honda sustentou o quarto lugar. Na sequência, o titular da Aprilia errou na curva 8 e, para piorar, foi ultrapassado por Bastianini, que vinha muito bem.

Na volta seguinte, na mesma Quercia, a curva 8, Enea passou Marc Márquez para assumir a quarta colocação. O piloto de 23 anos tem uma Ducati de 2019, uma moto conhecida por ser difícil nas curvas.

Quem também vinha escalando era Rins. Na volta 7, o espanhol passou Aleix Espargaró para se colocar em sexto, 0s4 atrás de Marc. O outro irmão Espargaró também perdeu um posto na sequência, ao ser superado por Mir.

Mais tarde, Zarco foi punido com uma volta longa por ter cortado o trecho entre as curvas 1 e 2. O francês vinha em 11º, 10s017 atrás de Bagnaia.

Na volta 8, Miller errou e escapou da pista na curva 13, permitindo que Bagnaia se afastasse ainda mais. Terceiro, Quartararo deu a mesma bobeada e acabou se afastando um pouquinho do australiano também.

O domingo de Martín ficou ainda pior a seguir, já que teve de cumprir uma volta longa por também ter cortado caminho entre as duas primeiras curvas. A mesma punição, aliás, foi aplicada a Luca Marini por cortar a primeira curva.

Com um ritmo forte, Bastianini foi recortando a vantagem de Quartararo, mas o piloto de Nice tinha quase 2s5 de vantagem.

A passagem de Martín pela volta longa, porém, não foi a única punição. O espanhol precisou voltar ao trecho mais longo da pista por ter cortado caminho na curva 1. Antes de cumprir, porém, Jorge deu a corrida por encerrado e voltou aos boxes da Pramac.

Aos poucos, Fabio ia chegando em Miller. Com 15 voltas ainda pela frente, os dois estavam afastados por 0s3, mas vinham bem à frente de Bastianini.

Em um dia de inúmeros alertas para que os pilotos respeitassem os limites da pista, o primeiro a ser punido por isso foi Andrea Dovizioso. Estreando na SRT, o italiano teve de cumprir a volta longa.

No giro 14, Quartararo colou em Miller nas curvas 4 e 5 e colocou por dentro na 6 para tomar a segunda colocação. Mais atrás, Rins passou Marc e subiu para quinto, 0s302 atrás de Bastianini.

Minutos depois, Iker Lecuona se despediu da prova após uma queda na curva 4 de Misano.

Uma vez na frente, Quartararo logo se afastou de Miller, enquanto Rins vinha empenhado em alcançar Bastianini mais atrás.

Vindo em ótima atuação, Enea cravou em 1min32s314 a melhor volta da corrida e começou a se aproximar de Miller. Com dez voltas pela frente, os dois estavam afastados por 1s4.

Em seguida, Bastianini ganhou ainda mais tranquilidade, já que Rins caiu na curva 1. O ano não tem sido nada fácil para o espanhol.

Álex Rins abandonou após sofrer uma queda (Foto: Reprodução)

Bastante mais lento, Miller foi vendo Bastianini chegar mais e mais. Com nove voltas para o fim, o piloto da Avintia já vinha 0s242 atrás de Jack. Quem também vinha rápido era Quartararo, mas a diferença para Bagnaia ainda era de 1s8.

Na volta 19, Bastianini colocou em Jack na curva 8 e aproveitou a 13 para tomar a frente, sem dar chance do rival retaliar.

Enquanto isso, Quartararo ia encostando em Bagnaia, prometendo animar o fim da corrida em Misano. Restando só sete voltas, os dois estavam afastados por 1s277.

A perseguição de Quartararo seguiu intensa em Misano e, com cinco voltas para o fim, a vantagem de Bagnaia caiu para menos de 1s pela primeira vez. Bastianini vinha isolado em terceiro, diante de Miller, Marc Márquez e Aleix Espargaró. No giro seguinte, Mir tomou a sexta colocação de Aleix. Pol era o oitavo.

Na liderança, Pecco parecia ter o pneu traseiro bastante desgastado. O italiano de Torino tinha um calçado macio na traseira da Desmosedici, contra o médio de Quartararo na YZR-M1.

A diferença entre os ponteiros seguiu baixando. Eles chegaram à penúltima volta afastados por 0s345, mas sem que Quartararo tivesse tido alguma chance efetiva de atacar. Ainda que fosse mais rápido.

Quartararo colou em Bagnaia no final da corrida (Foto: Reprodução)

Os dois abriram a volta final separados por 0s262 e era notável que Fabio tinha a melhor tração dos dois. Pecco, então, apertou o passo e conseguiu se afastar um bocadinho, numa bela defesa do italiano.

Bagnaia conseguiu vencer com 0s364 de vantagem para Quartararo, com Bastianini completando o pódio de Misano. Marc Márquez ficou em quarto, seguido por Joan Mir, mas o piloto da Suzuki foi punido por exceder os limites da pista e viu Jack Miller ser promovido à posição.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

MotoGP 2021, GP de San Marino e da Riviera de Rimini, Misano, Final:

1 F BAGNAIA Ducati 27 voltas
2 F QUARTARARO Yamaha +0.364
3 E BASTIANINI Avintia Ducati +4.789
4 M MÁRQUEZ Honda +10.245
5 J MILLER Ducati +10.325
6 J MIR Suzuki +10.469
7 P ESPARGARÓ Honda +13.234
8 A ESPARGARÓ Aprilia Gresini +15.698
9 B BINDER KTM +16.129
10 T NAKAGAMI LCR Honda +18.519
11 M PIRRO Ducati +20.373
12 J ZARCO Pramac Ducati +21.066
13 M VIÑALES Aprilia Gresini +21.258
14 S BRADL Honda +28.142
15 A MÁRQUEZ LCR Honda +30.686
16 D PETRUCCI Tech3 KTM +32.654
17 V ROSSI SRT Yamaha +33.853
18 F MORBIDELLI Yamaha +36.272
19 L MARINI Avintia VR46 Ducati +36.839
20 M OLIVEIRA KTM +37.202
21 A DOVIZIOSO SRT Yamaha +42.587
22 A RINS Suzuki Abandonou
23 I LECUONA Tech3 KTM Abandonou
24 J MARTÍN Pramac Ducati Abandonou
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade