Bagnaia domina Misano e puxa 1-2-3 da Ducati no grid da MotoGP. Quartararo é só 15º
Francesco Bagnaia precisou se esforçar além do comum na classificação para o GP da Emília-Romanha, mas brilhou na hora decisiva e cravou a quarta pole seguida. Jack Miller e Luca Marini completam a primeira fila, enquanto o líder Fabio Quartararo sofreu em Misano
CINCO MOTIVOS PARA FICAR DE OLHO NA MOTOGP EM MISANO | GP às 10
Francesco Bagnaia começou o sábado (23) preocupado com a classificação, depois de ficar fora do top-10 no terceiro treino livre e precisar passar pelo Q1 do treino. No fim, tudo terminou bem para o italiano, que dominou as duas partes da sessão classificatória e ficou novamente com a pole em Misano, dessa vez para o GP da Emília-Romanha, com o tempo de 1min33s045.
Para melhorar a sorte de Bagnaia, o rival Fabio Quartararo teve dificuldades no Q1 e vai largar apenas na 15ª posição. Foi a primeira vez que o francês, que lidera o campeonato e pode conquistar o título neste fim de semana, ficou fora do Q2 durante esta temporada.
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Francesco Bagnaia novamente fez a pole em Misano (Foto: Ducati)
MATEMÁTICA DO TÍTULO
Jack Miller mostrou a força da Ducati em Misano e novamente larga em segundo. A montadora italiana ainda fechou a primeira fila do grid, mas com a moto satélite de Luca Marini, largando pela primeira vez na frente do pelotão.
Em quarto, sai Pol Espargaró, seguido por Miguel Oliveira, Franco Morbidelli, Marc Márquez, Iker Lecuona, Danilo Petrucci e Johann Zarco fechando o top-10. Aleix Espargaró e Jorge Martín completam a lista daqueles que andaram no Q2.
O GP do Feito na Itália e da Emília-Romanha de MotoGP, em Misano, acontece no domingo (24), às 9h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.
Lecuona supera Bagnaia e lidera treino 4 de muitas quedas em Misano
Sem chuva, a pista foi formando um trilho seco em Misano, mas o início do TL4 ainda viu a presença maciça dos pneus de chuva. A temperatura estava em 17°C, com o asfalto chegando só a 16°C. A velocidade do vento era de 8 km/h.
Com um par de pneus macios de chuva, Jack Miller começou a sessão no topo da tabela, com 1min43s290, 0s584 melhor que Johann Zarco. Franco Morbidelli, Maverick Viñales e Joan Mir vinham em seguida.
Ainda com um pelotão esvaziado, Morbidelli tomou brevemente a ponta, antes de ser superado por Zarco, Miller e Oliveira. O ítalo-brasileiro caiu para quarto, 0s947 atrás do australiano da Ducati.
Depois de dar uma espiada na pista, Bagnaia voltou aos boxes para calçar os pneus slicks e, pouco a pouco, foi seguido pelos demais.
Enquanto isso, Morbidelli foi a 1min41s306 e saltou para a segunda colocação, 0s068 atrás de Zarco. Miller era o terceiro.
Já com pneus lisos, Álex Rins se instalou na sétima colocação, seguido por Michele Pirro e Marc Márquez, que também tinham calçados slicks macios.
Com pouco menos de 17 minutos para o fim da sessão, Marc Márquez sofreu uma queda na curva 15 de Misano. Apesar do susto, o piloto de Cervera não se feriu e deixou a pista correndo para voltar aos boxes da Honda.
Pouco antes, Enea Bastianini também tinha sofrido um acidente sem maiores repercussões, mesmo destino de Michele Pirro e Joan Mir, que caíram depois do hexacampão.
Bagnaia, por outro lado, conseguiu saltar para a terceira colocação, 0s415 mais lento do que Zarco. Miller caiu para quarto, diante de Viñales, Oliveira, Petrucci, Rins, Pirro e Marc Márquez.
Pecco insistiu e chegou a 1min39s631 para assumir a liderança em Misano, 1s607 melhor do que Zarco. Lecuona vinha agora em terceiro, escoltado por Morbidelli, Martín e Miller.
No giro seguinte, Bagnaia foi ainda melhor, chegando a 1min38s469 para abrir 2s769 de margem para Zarco. Martín vinha melhorando, mas caiu na 15 sem aviso. Álex Márquez também foi para o chão, na curva 2. Nenhum dos dois se feriu seriamente.
Quem conseguiu melhorar foi Lecuona, que assumiu o segundo posto ao virar 0s726 mais lento do que Francesco.
Rodando mais e mais rápido, Bagnaia chegou em 1min37s535 na 12ª volta nesta tarde, mas viu a vantagem na liderança cair para 0s683, já que Lecuona foi mais rápido também.
Mais atrás, Quartararo avançou para sexto. Usando um par de slicks macios, o líder do Mundial foi 4s065 mais lento que o líder.
Iker, por outro lado, usou o vácuo de Bagnaia para chegar em 1min37s441 e assumir o comando, 0s094 melhor que o italiano da Ducati. Zarco, Morbidelli e Martín vinham fechando o top-5.
Quartararo, então, foi a 1min40s140 e saltou para terceiro, 1s053 melhor que Luca Marini, que subiu para a quarta colocação.
Já na reta final da sessão, Miguel Oliveira subiu para a quarta colocação, 2s583 atrás de Lecuona. Marini era o quinto, seguido por Jack Miller.
Já com a bandeira quadriculada tremulando, Petrucci avançou para sexto, 2s870 atrás de Lecuona. Viñales também foi melhor e ficou com o quinto tempo.
Com 1min38s848, Miller garantiu a terceira colocação, 0s041 melhor que Quartararo, que caiu para quarto.
Bagnaia vai ao Q2. Lecuona elimina Quartararo, que sai em 13º
A primeira fase da classificação contou com os dois principais nomes do fim de semana: Quartararo e Bagnaia. Além dos dois, Dovizioso, Viñales, Lecuona, Mir, Rins e Rossi também estavam nesses 15 minutos iniciais.
Lecuona manteve o bom momento no TL4 e abriu a sessão na ponta da tabela, mas foi destronado por Quartararo, que foi o último a abrir volta nesta manhã. 0s223 mais lento que o espanhol da Tech3, Bagnaia vinha abaixo da linha de corte.
Iker foi a 1min37s333 e reassumiu o comando, mas perdeu a ponta para Bagnaia. Que virou 1s228 melhor. Álex Márquez também avançou e se instalou em segundo, com Viñales assumindo o terceiro posto pouco depois.
Quartararo, então, avançou para a segunda colocação, 0s501 mais lento que Pecco, que vinha em volta rápida. Forte na última parcial, Lecuona retomou a liderança, 0s081 melhor que Pecco, que fechou a volta em 1min35s604, 0s420 melhor que Iker.
Álex Márquez melhorou para aparecer em terceiro, com Quartararo, Mir e Rins aparecendo em seguida. Fabio, então, fechou a quarta volta em 1min35s789 e se instalou em segundo, 0s185 mais lento que o italiano da Ducati.
Pecco conseguiu mais uma melhora, chegando a 1min35s236. Álex Márquez chegou a aparecer na segunda colocação, mas foi superado por Quartararo e Rins, que colaram no piloto da moto #63.
Com menos de cinco minutos para o fim, Lecuona voltou a passar Fabio, assumindo o segundo posto. Bagnaia melhorou de novo e abriu 0s202 de margem para Álex Márquez, que pulou para segundo.
Quartararo respondeu com 1min34s876, mas apenas para subir para a 13ª colocação, 0s024 abaixo da linha de corte para o Q2.
Perto da marca de 3 minutos para o fim, Francesco foi a 1min33s889, levando para 0s963 a margem em relação a Álex Márquez. Quartararo errou e não conseguiu melhorar, enquanto Brad Binder, Pirro e Joan Mir caíram. O tombo do piloto da Suzuki, aliás, foi um tanto mais assustador, inclusive para o câmera, já que a estrutura de filmagem acabou atingida pela GSX-RR.
Com apenas alguns segundos ainda no relógio, Quartararo conseguiu melhorar, mas acabou dando vácuo a Rins, que passou na frente e se instalou em segundo. Antes da bandeirada, Lecuona passou os dois para se colocar a 0s706 de Pecco.
Já com o relógio travado, Quartararo baixou para 1min34s411 e ficou com o terceiro posto, 0s312 atrás de Iker e da vaga no Q2. Assim, o líder do campeonato larga em 13º em Misano, diante de Rins, Álex Márquez, Takaaki Nakagami, Maverick Viñales, Enea Bastianini, Joan Mir, Brad Binder, Andrea Dovizioso, Michele Pirro e Valentino Rossi.
No entanto, após o fim do treino, o tempo de Fabio foi cancelado por ele ter desrespeitado a bandeira amarela resultante de uma queda de Joan Mir, o que derrubou o francês para a quinta colocação na sessão, o 15º posto no grid.
Bagnaia comanda trinca da Ducati na primeira fila de Misano
Ainda no início do Q2, Marc Márquez levou um enorme susto. O espanhol começou a ser ejetado da Honda na curva 2, mas acabou salvando o tombo e seguiu na pista. Mas agora um pouco mais 'inchado', já que os airbags do macacão da Alpinestars foram acionados.
Enquanto isso, Bagnaia assumiu a ponta da sessão, 1s140 melhor que Lecuona, o segundo. Pol Espargaró vinha em terceiro, diante de Jack Miller.
Pecco apertou o passo em seguida e melhorou para 1min33s045, 1s264 melhor que Iker. Miller era o terceiro, com Luca Marini subindo para sexto.
Ainda no início da atividade, Jorge Martín caiu, mas escapou de lesões maiores e tratou de voltar para a pista. Minutos mais tarde, porém, ele caiu de novo, desta vez na 16.
Depois da rodada de pit-stops, Danilo Petrucci saltou para segundo, 1s222 atrás de Pecco. Lecuona caiu para terceiro, seguido por Marc Márquez e Marini.
Miller, então, tomou o segundo posto, baixando para 0s205 a folga de Bagnaia. Pol Espargaró assumiu o terceiro posto, diante de Marc Márquez e Oliveira.
Com pouco menos de três minutos para o fim da classificação, Miller melhorou mais ainda, cortando o respiro de Bagnaia no topo para só 0s025. Oliveira e Marini também tinham melhorado e agora eram quarto e quinto, respectivamente.
Danilo Petrucci caiu na curva 6, mas saiu sem ferimentos maiores. Enquanto isso, Oliveira passou para o terceiro posto, mas acabou superado por um Pol 0s126 melhor.
Destaque nos treinos, Lecuona sofreu uma queda no minuto final e não teve mais chance de brigar na classificação. O espanhol caiu quando ocupava o sétimo posto.
Instantes antes da bandeirada, Marc Márquez caiu na curva 6 e deixou a pista para lá de irritado.
Marc Márquez saiu irritado da queda em Misano (Foto: MotoGP)
Já com a bandeira quadriculada tremulando na costa adriática da Itália, Marini foi a 1min33s130 e assumiu o terceiro posto, 0s085 atrás de Pecco. E com uma moto de 2019.
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MotoGP 2021, GP da Emília-Romanha, Misano, Classificação:
1 | F BAGNAIA | Ducati | 1:33.045 | |
2 | J MILLER | Ducati | 1:33.070 | +0.025 |
3 | L MARINI | Avintia VR46 Ducati | 1:33.130 | +0.085 |
4 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:33.313 | +0.268 |
5 | M OLIVEIRA | KTM | 1:33.439 | +0.394 |
6 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:33.526 | +0.481 |
7 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:33.850 | +0.805 |
8 | I LECUONA | Tech3 KTM | 1:33.893 | +0.848 |
9 | D PETRUCCI | Tech3 KTM | 1:34.140 | +1.095 |
10 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:34.687 | +1.642 |
11 | A ESPARGARÓ | Aprilia Gresini | 1:34.963 | +1.918 |
12 | J MARTÍN | Pramac Ducati | Sem tempo | |
13 | A RINS | Suzuki | 1:34.418 | +1.373 |
14 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:34.454 | +1.409 |
15 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:34.476 | +1.431 |
16 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:34.875 | +1.830 |
17 | M VIÑALES | Aprilia Gresini | 1:35.193 | +2.148 |
18 | E BASTIANINI | Avintia Ducati | 1:35.236 | +2.191 |
19 | J MIR | Suzuki | 1:35.683 | +2.638 |
20 | B BINDER | KTM | 1:36.478 | +3.433 |
21 | A DOVIZIOSO | SRT Yamaha | 1:36.639 | +3.594 |
22 | M PIRRO | Ducati | 1:37.880 | +4.835 |
23 | V ROSSI | SRT Yamaha | 1:37.948 | +4.903 |
24 | L SAVADORI | Aprilia Gresini | Sem tempo |
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