PUBLICIDADE

Motociclismo

Agente critica punição a Öncü e defende: "Até Hamilton e Verstappen são agressivos"

Cinco vezes campeão mundial de Supersport 600, Kenan Sofuoglu criticou a suspensão do jovem turco por duas corridas e avaliou que a agressividade é normal nas corridas da Moto3

13 out 2021 - 10h53
Compartilhar
Exibir comentários
Deniz Öncü vai perder as próximas duas corridas da Moto3
Deniz Öncü vai perder as próximas duas corridas da Moto3
Foto: KTM / Grande Prêmio

QUARTARARO ENCARA EXÉRCITO VERMELHO PARA FAZER HISTÓRIA | GP às 10

Deniz Öncü ganhou a defesa de Kenan Sofuoglu após ser suspenso por duas etapas pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) por ter causado um assustador acidente no GP das Américas de Moto3. Agente do jovem turco, Kenan Sofuoglu considerou a punição "injusta" e usou até mesmo Lewis Hamilton e Max Verstappen para defender a posição.

A corrida em Austin foi interrompida duas vezes: primeira vez na volta 7, após uma queda feia de Filip Salac. A disputa, porém, foi retomada para cinco voltas, já que não tinham sido concluídos os 2/3 necessários. Depois de três giros, a bandeira vermelha precisou ser acionada mais uma vez, por conta de um acidente mais grave.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

WEB STORY

Öncü tocou a roda dianteira de Jeremy Alcoba ao adentrar a linha do espanhol, provocando a queda. Andrea Migno e Pedro Acosta caíram na sequência, mas, por sorte, as motos foram as únicas atropeladas.

O Painel de Comissários da FIM, então, decidiu suspender o piloto da Tech3 por duas corridas. Assim, o irmão de Can não estará nos GPs do Feito na Itália e da Emília-Romanha e do Algarve.

Na visão de Sofuoglu, que é pentacampeão do Mundial de Supersport 600, a punição foi injusta, já que até mesmo na Fórmula 1, a agressividade é um componente presente. O ex-piloto turco, porém, ignorou o fato de os pilotos estarem bastante mais protegidos nos carros do que estão nas motos, mesmo que a categoria de elite da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) siga com riscos elevados.

"Para mim, a decisão não foi correta", disse Sofuoglu ao site alemão Speedweek. "Até mesmo na Fórmula 1, o pináculo do esporte a motor, pilotos como Lewis Hamilton e Max Verstappen pilotam muito agressivamente. Para ser bem sucedido, você precisa ser agressivo. Faz parte do esporte. Hoje os pilotos reclamam demais", seguiu.

"É só olhar para os vídeos. Vejo manobras muito mais perigosas do que a de Deniz. Para mim, a razão principal das queixas dos pilotos em relação aos meus garotos é porque eles são muito fortes, pois não podem batê-los. Então buscam razões para reclamar", disparou o agente de Öncü.

Sofuoglu alega que Öncü e Bahattin Sofuoglu, primo de Kenan, estão sendo usados para dar exemplo aos demais. A base do motociclismo testemunhou três tragédias em 2021: as mortes de Jason Dupasquier, na Moto3; de Hugo Millán, na Talent Cup Europeia; e de Dean Berta Viñales, no Mundial de Supersport 300. Todos eles foram vítimas de atropelamentos.

"Todos nós lamentamos muito a morte de Dean Viñales, agora a Dorna fez de Deniz e Bahattin um exemplo. Para mostrar que todos que são agressivos podem ser punidos desta forma. Mas não é justo com os meus pilotos", insistiu. "Você precisa assistir a corrida toda, os pilotos todos. Deniz não merecia. Essa queda foi causada por azar", defendeu.

"É assim que eles correm na Moto3 e na Supersport 300 hoje. Todos tentam seguir o piloto da frente para usar o vácuo. Uma coisa é certa em relação aos meus pilotos: eles treinam mais do que outros, trabalhamos mais do que os outros. Pilotamos de forma agressiva, mas correta. Para mim, é muito importante que não haja contato, mas se você apenas segue seus rivais, nunca vai vencer uma corrida", concluiu.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 24 de outubro para o GP do Feito na Itália e da Emília-Romanha, em Misano. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

MOTO3 FLERTA COM TRAGÉDIA EM AUSTIN E ATÉ PILOTOS SUGEREM MUDANÇAS | GP às 10

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade