Acosta larga do pit-lane e bate Binder na linha de chegada de Doha para vencer na Moto3
Pedro Acosta conseguiu um feito incrível na Moto3 no GP de Doha. Saindo dos boxes, superou todos os rivais para conquistar a primeira vitória na categoria. Darryn Binder e Niccolò Antonelli fecharam o pódio em Losail
O GP de Doha foi apenas a segunda prova de Pedro Acosta no Mundial de Motovelocidade, mas o novato andou como um veterano em Losail. Saindo dos boxes, após ser punido pelos comissários, o espanhol fez uma pilotagem irretocável, assumiu a liderança na última volta e superou Darryn Binder no detalhe para conquistar a primeira vitória.
Niccolò Antonelli fechou o pódio na terceira posição. Andrea Migno ficou em quarto, com Kaito Toba, Izan Guevara, Ayumu Sasaki, Ryusei Yamanaka, Jaume Masià e Romano Fenati fechando o top-10 no GP de Doha.
A prova foi marcada por muitas ultrapassagens, especialmente pela liderança, e alguns acidentes nos momentos finais. O que mais chamou a atenção foi entre Jeremy Alcoba e John McPhee nas voltas finais, causando até uma pequena briga na área de escape.
Com o resultado em Doha, Acosta chegou aos 45 pontos e assumiu a liderança do Mundial com nove de frente para Binder. Masià é o terceiro na tabela, seguido por Antonelli, Guevara, Toba, Rodrigo, Garcia, Migno e Suzuki. A KTM lidera o Mundial de Construtores, enquanto a Red Bull KTM Ajo tem a liderança do Mundial de Equipes.
A Moto3 retorna às pistas em 18 de abril para o GP de Portugal, em Portimão, terceira etapa da temporada 2021 do Mundial de Motovelocidade.
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Saiba como foi o GP de Doha de Moto3:
Ainda no fim da tarde deste domingo (4), a Moto3 alinhou no grid de Doha com temperaturas elevadas. Os termômetros mediam 24°C no ambiente, com o asfalto chegando a 29°C. O vento também soprava forte, a 21 km/h.
No grid, todos os pilotos optaram pelo pneu dianteiro M da Dunlop, a versão mais resistente disponível. Na traseira, a maioria calçou o H1, mas Darryn Binder, John McPhee, Kaito Toba e Romano Fenati foram com o calçado mais macio, o S2.
Na corrida deste domingo, sete pilotos largaram do pit-lane por conta de uma punição aplicada pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) por direção perigosa ainda nos treinos de sexta-feira. A ordem de partida foi definida pelo treino de classificação, então, pela ordem: Sergio Garcia, Pedro Acosta, Romano Fenati, Stefano Nepa, Dennis Foggia, Riccardo Rossi e Deniz Öncü.
Quando as luzes se apagaram na reta de Losail, o pole Jaume Masià não conseguiu manter a ponta e foi superado por Gabriel Rodrigo, Tatsuki Suzuki e Darryn Binder. Ainda no início da primeira volta, o sul-africano saltou para a liderança, seguido por Rodrigo, Suzuki, Masià, Andrea Migno e Xavier Artigas.
Suzuki conseguiu pular para o comando pouco depois, mas foi rapidamente superado por Kaito Toba. Binder respondeu rápido, se instalando em segundo. Artigas, por sua vez, começou a cumprir a pena por ter provocado um acidente na semana passada: o piloto tinha que completar duas vezes a punição da volta longa.
Na volta 3, Binder aproveitou o vácuo para retomar a liderança, com Rodrigo ficando com o segundo posto. Logo, porém, Toba e Filip Salac passaram Gabriel, que caiu para quarto, seguido por Suzuki, Antonelli, Migno e Masià.
Como sempre acontece, o pelotão da frente viu uma série de mudanças de posição. Na volta 4, Salac aproveitou o vácuo para tomar a frente na curva 1, mas logo deu lugar a Suzuki. O piloto da Snipers não entregou os pontos e retomou a liderança metros depois.
Tatsuki aproveitou os metros finais para voltar para a primeira posição, mas tampouco conseguiu ficar lá por muito tempo, já que Rodrigo, Migno, Masià e Binder passaram para formar o top-4.
A briga pela ponta seguiu intensa. Mesmo depois de um lance muito próximo com Salac, Binder conseguiu avançar para retomar a liderança do GP de Doha, com Migno aparecendo para ficar na segunda colocação, à frente do companheiro de Snipers. Masià passou Rodrigo e era agora o quarto, com Adrián Fernández aparecendo em sexto.
Salac e Migno partiram juntos para o ataque. Filip se instalou na ponta brevemente, mas logo foi destronado pelo companheiro de equipe. Toba subiu para segundo pouco depois, escoltado por Masià, Fernández, Binder e Ayumu Sasaki.
Com 12 voltas para o fim da corrida, Migno chegou a abrir quase 0s3 de frente, mas a diferença em relação a Toba caiu rapidamente. O primeiro pelotão seguia com 19 pilotos.
Migno resistiu por um tempo ao ataque, mas, com dez voltas para o fim, Binder apareceu de volta na cabeça da corrida, agora à frente de Salac, Rodrigo e Andrea. Toba caiu para quinto, seguido por Masià, John McPhee e Jeremy Alcoba.
Salac aproveitou o vácuo e voltou à primeira posição, seguido por Binder, Rodrigo, Toba, McPhee, Alcoba e Migno. Darryn logo respondeu, mas não conseguiu manter a posição por muito tempo. O sul-africano foi engolido por um enorme pelotão e, depois de um toque na curva 1, saiu da linha rápida e acabou despencando para 14º.
Com uma manobra por dentro em Sasaki, Alcoba assumiu a liderança. Rodrigo era o terceiro, à frente de Koba, Migno e Suzuki.
Na 12ª das 18 voltas da corrida, Migno voltou ao topo da tabela, com Rodrigo aparecendo em segundo, à frente de Toba e Alcoba. O primeiro pelotão seguia enorme, com muitas trocas de posição acontecendo.
Na mesma volta, Artigas sofreu uma queda na curva 6 depois de um contato com Carlos Tatay, a primeira da corrida, e após algum trabalho para religar a moto, voltou à pista.
Enquanto isso, Migno sustentou a liderança, mas Salac, que vinha na melhor exibição da carreira, caiu na curva 2. O tcheco não se feriu, mas não conseguiu voltar à pista.
Com seis giros para o fim, Toba retomou a liderança, seguido por Migno, Rodrigo, Binder, Alcoba, Masià e McPhee. Logo depois, Alcoba perdeu o controle da moto e caiu levando McPhee. Irritado, o escocês partiu para a agressão contra o espanhol.
Com três voltas para o final, Masià assumiu a liderança, mas não durou muito. No giro seguinte, Rodrigo subiu para a ponta. Acosta, com muita ousadia, subiu para segundo logo depois e assumiu a liderança na reta principal quando os pilotos passavam pela penúltima vez no local.
Na última volta, Masià espalhou no meio do circuito e saiu da disputa, tirando Rodrigo da briga pela vitória também. Com isso, a briga ficou entre Acosta e Binder, mas o espanhol conseguiu a vitória por poucos milésimos, a primeira do novato no Mundial de Motovelocidade.
Restando apenas cinco giros, Toba abriu quase 0s2 de margem para McPhee na liderança da corrida. Pouco depois, Alcoba perdeu o controle e caiu após tocar a traseira de Binder. A moto, então, atingiu McPhee, que caiu sem chance de defesa. O britânico perdeu a cabeça momentaneamente e partiu para cima do rival ainda na área de escape na curva 1. O incidente, claro, será avaliado pelo Painel de Comissários da FIM.
Na curva 6, mais um incidente, agora com Adrian Fernández e Carlos Tatay, que caíram, mas escaparam de maiores ferimentos.
Enquanto isso, Masià conseguiu retomar a liderança, mas acabou superado por Rodrigo pouco depois. Binder era o terceiro, seguido por Acosta e Migno.
Na abertura da volta final, Acosta, que largou do pit-lane, tomou a liderança, com Binder se instalando em segundo, à frente de Migno, Rodrigo e Masià.
Uma vez na ponta, Acosta imprimiu um ritmo muito forte para abrir vantagem e conseguir se defender dos demais. Rodrigo, por outro lado, errou e acabou caindo para 13º.
Nos metros finais, Binder ainda conseguiu encostar, mas Pedro recebeu a bandeirada 0s039 antes. Niccolò Antonelli completou o top-3.
GUIA MOTOGP 2021
Moto3 2021, GP de Doha, Losail, Corrida:
1 | P ACOSTA | Red Bull KTM Ajo | 38:22.430 | 18 voltas |
2 | D BINDER | SIC HONDA | +0.039 | |
3 | N ANTONELLI | Avintia KTM | +0.482 | |
4 | A MIGNO | Snipers Honda | +0.514 | |
5 | K TOBA | CIP KTM | +0.651 | |
6 | I GUEVARA | Aspar KTM | +0.708 | |
7 | A SASAKI | Tech3 KTM | +1.805 | |
8 | R YAMANAKA | Prüstel KTM | +1.857 | |
9 | J MASIÀ | Red Bull KTM Ajo | +1.875 | |
10 | R FENATI | MAX Husqvarna | +1.967 | |
11 | J DUPASQUIER | Prüstel KTM | +1.994 | |
12 | G RODRIGO | Gresini Honda | +2.234 | |
13 | T SUZUKI | SIC58 Honda | +2.334 | |
14 | M KOFLER | CIP KTM | +2.349 | |
15 | Y KUNII | Asia Honda | +2.360 | |
16 | S NEPA | BOE KTM | +5.459 | |
17 | D FOGGIA | Leopard Honda | +11.152 | |
18 | D ÖNCÜ | Tech3 KTM | +11.185 | |
19 | R ROSSI | BOE KTM | +16.096 | |
20 | L FELLON | SIC58 Honda | +17.230 | |
21 | C TATAY | Avintia KTM | +18.580 | |
22 | A FARID IZDIHAR | Asia Honda | +25.972 | |
23 | S GARCIA | Aspar KTM | +42.085 | |
24 | A FERNÁNDEZ | MAX Husqvarna | Abandonou | |
25 | J MCPHEE | SIC HONDA | Abandonou | |
26 | J ALCOBA | Gresini Honda | Abandonou | |
27 | F SALAC | Snipers Honda | Abandonou | |
28 | X ARTIGAS | Leopard Honda | Abandonou |