Morre ex-jogador Comunardo Niccolai, ídolo do Cagliari
Ex-atleta italiano foi um dos destaques do Scudetto de 1970
Um dos zagueiros mais importantes da história do Cagliari, o ex-jogador Comunardo Niccolai morreu nesta terça-feira (2) em Pistoia, na Itália, aos 77 anos.
Campeão italiano em 1970 pelo rossoblù da Sardenha, Niccolai estava hospitalizado em virtude de uma grave doença, que não foi especificada pelos seus familiares.
"O Cagliari lamenta o falecimento de Comunardo Niccolai, inesquecível protagonista do Scudetto. Ele deixa a lembrança de um grande atleta e de um homem educado, gentil, respeitoso e cordial, que soube se fazer amar", escreveu a equipe sarda em suas redes sociais.
O ex-defensor iniciou sua trajetória no Cagliari em 1964, mas inicialmente era reserva do mais experiente Raffaello Vescovi, tendo assumido a titularidade em 1968. Ele permaneceu na Sardenha até 1976, antes de se transferir para o Perugia e encerrar a carreira no Prato.
Ao todo, Niccolai defendeu as cores do Cagliari em mais de 270 jogos e anotou seis gols. Após ter pendurado as chuteiras, ele ainda foi técnico nas categorias de base da Azzurra e até comandou a seleção italiana feminina no início dos anos 1990.
Apelidado de "Rei dos Gols Contra", Niccolai balançou as próprias redes seis vezes, número inferior aos registrados por Riccardo Ferri e Franco Baresi, mas a alcunha pegou em razão dos tentos terem ocorrido em momentos importantes. .