PUBLICIDADE

Surfe

Medina e Filipinho desbancam Slater em sua piscina e fazem dobradinha

9 set 2018 - 22h19
(atualizado às 23h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Na noite deste domingo, Gabriel Medina conquistou a inédita e histórica etapa da Califórnia, na Surf Ranch Pro, a primeira realizada em uma piscina de ondas artificiais. Líder do Circuito Mundial, Filipinho ficou em segundo lugar e viu a diferença para o rival brasileiro diminuir para 5.100 pontos.

Idealizador da piscina, o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater não conseguiu desbancar os brasileiros dentro de sua "casa" e ficou com a terceira posição. Com a vitória de Medina, o Brasil alcança a marca de sete vitórias das oito etapas realizadas. Vale ressaltar que o surfe estreará como esporte olímpico em Tóquio 2020.

Mais um brasileiro entre os finalistas da Surf Ranch Pro, Miguel Pupo terminou com a quinta colocação. Como não havia a necessidade de esperar boas ondas do mar, a etapa teve uma mecânica especial. Cada surfista tinha quatro oportunidades para pegar uma ondulação na esquerda e três na direita. As duas melhores notas de cada lado eram somadas.

Depois de sobrar na primeira fase, Medina garantiu a vantagem de entrar nas rodadas por último. Com um 8,73 na primeira tentativa pela direita e um 9,13 pela esquerda na segunda chance, o paulista de Maresias conseguiu 17,86 na somatória e foi para a última onda já campeão.

Diante desse cenário, o campeão mundial de 2014 colocou a bandeira do Brasil nas costas e fez a festa na piscina de Kelly Slater, que não foi páreo para o surfista verde e amarelo ao contabilizar 16,27, pontuação que lhe rendeu o terceiro lugar.

A principal ameaça de Medina foi seu compatriota Filipe Toledo. O paulista de Ubatuba conseguiu um espetacular 9,80 em sua segunda tentativa na direita, no entanto, a esquerda lhe custou o título da etapa, já que teve apenas 7,23 como melhor nota. Os 17,03 contabilizados renderam a Filipinho a manutenção da liderança com uma vantagem menor, mas ainda muito valiosa.

Agora, o Circuito Mundial de surfe vai para a Europa, onde Medina acumula ótimos resultados. Ele é o atual campeão da etapa da França, a próxima do calendário, que será realizada na cidade de Landes entre os dias 3 e 14 de outubro.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade