0

Rafaela Silva vence alemã na final e leva o ouro no Grand Prix de Budapeste

Brasileira vai com confiança redobrada para o Mundial de Judô, que acontece no final de setembro

10 ago 2018
13h56
  • separator
  • comentários

A brasileira Rafaela Silva brilhou no primeiro dia do Grand Prix de Judô de Budapeste. Nesta sexta-feira, a peso leve (57kg) conquistou a sua primeira medalha no circuito mundial em 2018. E ela foi de ouro, com a vitória sobre a alemã Theresa Stoll na final, definida por ippon.

Antes, nas etapas preliminares, Rafaela havia conquistado todos os seus triunfos com o principal golpe do judô. Foi desse modo que a brasileira derrotou a norte-americana Leilani Akiyama na rodada de estreia. Depois, então, ela superou a polonesa Julia Kowalczyk, nas oitavas de final, e a canadense Christa Deguchi, nas quartas.

Essa última vitória foi expressiva porque a judoca do Canadá estava invicta há 26 lutas no circuito mundial. E o resultado lhe deu o embalo necessário para derrotar a húngara Hedvig Karakas nas semifinais, em combate definido por waza-ari e que antecedeu a vitória que lhe assegurou a medalha de ouro em Budapeste.

Agora, com a confiança elevada por esse título, Rafaela vai intensificar a sua preparação para o Mundial de Judô, que será realizado em Baku, no Azerbaijão, entre 20 a 27 de setembro.

OUTROS RESULTADOS

Os demais brasileiros que competiram nesta sexta-feira em Budapeste foram eliminados precocemente. Também pelo peso leve, Kamila Silva venceu a eslovena Viktoria Majorosova por ippon, mas perdeu nas oitavas de final para a ucraniana Mariia Skora.

Sem participar de um evento internacional desde 2016, Nathália Brígida (48kg) venceu a espanhola Laura Abelenda por waza-ari no seu retorno, mas parou na sequência na argentina Paula Pareto, campeã olímpica, também por waza-ari.

Raphael Miaque (60kg) perdeu na sua primeira luta e por ippon para o israelense Alon Rahima. Já Diego Santos (66kg) conseguiu duas vitórias, sobre o norte-americano Alaa El Idrissi e o bielo-russo Dzmitry Minkou, mas foi eliminado nas oitavas de final pelo irlandês Nathon Burns.

O Grand Prix de Budapeste vai até domingo. Neste sábado, o Brasil será representado por sete judocas, sendo eles Yanka Pascoalino (63kg), Ellen Santana (70kg), Amanda Oliveira (70kg), Marcelo Contini (73kg), Lincoln Neves (73kg), Leandro Guilheiro (81kg) e João Pedro Macedo (81kg).

Estadão Conteúdo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade