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Como o MMA evoluiu da 'brutalidade' se tornou um negocio mais valioso que o Real Madrid

16 jul 2016
15h28
atualizado às 15h56
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O produto que vendem é o mais extremo que existe no que diz respeito ao mundo dos ringues: dois lutadores se golpeiam em uma batalha com poucas restrições, até que um seja imobilizado ou nocauteado.

Mas o Ultimate Fighting Championship (UFC), o campeonato das chamadas artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) se transformou em um dos espetáculos mais atraentes do século 21. E uma medida da popularidade dessa modalidade é que a principal promotora de lutas, a empresa UFC, foi vendida na última segunda-feira por cerca de US$ 4 bilhões. Para se ter uma ideia, essa é praticamente a mesma quantia que a Disney pagou em 2012 para assumir o controle do universo de Star Wars.

Esporte é transmitido para 129 países
Esporte é transmitido para 129 países
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O preço é ainda mais impressionante no mundo esportivo. Segundo a revista Forbes, ele é maior que o valor estimado das duas maiores marcas esportivas do planeta: o Real Madrid (futebol) e New York Yankees (beisebol).

Era digital

Fundada em 1993, a UFC se transformou em um império quando foi adquirida pelos irmãos Lorenzo e Frank Fertitta em 2001.

Os empresários americanos pagaram, na época, US$2 milhões por uma empresa que então se encontrava estagnada e que tinha gasto milhões de dólares para conseguir realizar seus eventos, enfrentando ainda muita resistência de arenas e afins. Porém, a demanda pelo MMA estava crescendo.

E os Fertitta tiveram paciência, investindo milhões de dólares em publicidade e aproveitando as redes sociais como plataforma de comercialização e promoção. Conseguiram acordos de transmissão pela TV e expandiram seu negócio com o licenciamento de produtos como roupas e até mesmo videogames.

No ano passado, a UFC lucrou US$ 600 milhões. A empresa se gaba de ser a organização esportiva de crescimento mais rápido do mundo. "Nenhum outro esporte se compara conosco", diz Dana White, presidente da empresa. A UFC organiza pelo menos 40 eventos por ano, frequentemente com lotação esgotada.

A brasileira Amanda Nunes (à esquerda) venceu a americana Miesha Tate e se tornou a primeira mulher do país a conquistar um cinturão
A brasileira Amanda Nunes (à esquerda) venceu a americana Miesha Tate e se tornou a primeira mulher do país a conquistar um cinturão
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

As lutas são transmitidas para 156 países, em 29 línguas, atingindo um bilhão de domicílios.

Os números também são expressivos nas redes sociais: três milhões de seguidores no YouTube, quatro milhões no Twitter (um crescimento de 80% desde 2014) e cinco milhões no Instragram.

Segundo a Forbes, a média de idade dos fãs do UFC é de 37,8 anos, o que pode ser até 12 anos mais jovens que o de adeptos de outros esportes profissionais nos EUA. "Queremos fazer deste esporte o maior do mundo", afirma White.

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