2 eventos ao vivo

Judô brasileiro vai ao Mundial com cinco líderes de ranking

Confederação anunciou que disputa a competição, entre 26 de agosto e 1º de setembro, nesta segunda-feira

5 ago 2013
16h14
atualizado às 16h15
  • separator
  • 0
  • comentários

A Seleção Brasileira foi inscrita nesta segunda-feira junto à Federação Internacional de Judô (FIJ) para a participação no Campeonato Mundial, que ocorre entre 26 de agosto a 1 de setembro, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A equipe tem os cinco judocas líderes no ranking mundial de suas categorias e a expectativa de superar o melhor desempenho do país numa competição deste nível, em Paris, em 2011, com cinco medalhas. 

<p>Campe&atilde; ol&iacute;mpia e l&iacute;der do ranking, Sarah Menezes &eacute; um dos destaques da delega&ccedil;&atilde;o</p>
Campeã olímpia e líder do ranking, Sarah Menezes é um dos destaques da delegação
Foto: AP

“Queremos conquistar mais medalhas e, pelo menos, um ouro na competição. Não será fácil, pois a cada ano o Mundial está mais difícil sobretudo com a regra de permitir mais de um atleta por país nas categorias. Mas estamos planejando e trabalhando para fazer uma grande competição. O resultado, porém, só saberemos no dia 1 de setembro”, afirmou Ney Wilson, gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Os brasileiros líderes do ranking mundial e principais esperanças de medalha no Mundial são Victor Penalber (81 kg), Rafael Silva (+100 kg), Sarah Menezes (48 kg), Mayra Aguiar (78 kg) e Maria Suelen Altheman (+78 kg), todos entrando no tatame do Maracanãzinho como cabeças de chave numero um.

<p>Rafael Silva &eacute; uma da esperan&ccedil;as de medalha no Mundial</p>
Rafael Silva é uma da esperanças de medalha no Mundial
Foto: Ricardo Bufolin/ECP / Divulgação

O Brasil está em 14 lugar no ranking de medalhas do Mundial de Judô em todos os tempos, com 28 pódios, sendo 18 desses conquistados na última década. Por realizar a competição em casa, a CBJ espera resultados ainda mais expressivos. 

Para a disputa por equipes (que acontece no domingo, dia 1 de setembro), a CBJ inscreveu mais seis atletas. Pelas regras, na competição entre times, não entram em ação judocas das categorias ligeiro (48kg e 60kg) e meio-pesado (78kg e 100kg). Os seis atletas que participam do Mundial por Equipes são: Mariana Silva (63kg), Barbara Timo (70kg), Marcelo Contini (73kg), Mauro Moura (81kg), Eduardo Santos (90kg) e David Moura (+100kg).

Veja a lista completa dos convocados

Feminino:

48 kg – Sarah Menezes
52 kg – Erika Miranda e Eleudis Valentim
57kg – Rafaela Silva e Ketleyn Quadros
63kg – Katherine Campos
70kg – Maria Portela
78kg – Mayra Aguiar
+78kg – Maria Suelen Altheman

Masculino:
60kg – Felipe Kitadai
66kg – Charles Chibana e Luis Revite
73kg – Bruno Mendonça
81kg – Victor Penalber
90kg – Tiago Camilo
100kg – Renan Nunes e Luciano Correa
+100kg – Rafael Silva

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade