PUBLICIDADE

Lusa x Bangu, uma vez vices na elite: a nostalgia na Série D

16 jun 2017 - 16h03
Compartilhar
Exibir comentários

Um confronto entre dois vice-campeões brasileiros, Portuguesa e Bangu, pode servir de alento neste sábado aos torcedores mais saudosistas dos dois clubes. Eles se enfrentam no Canindé, às 19 horas, numa partida que tem caráter decisivo pela primeira fase da Série D do Brasileiro. A dupla está no meio de outras 66 equipes da Quarta Divisão nacional e busca resgatar o prestígio de anos atrás.

Estádio do Canindé
Estádio do Canindé
Foto: Gazeta Press

Se a Lusa perder e houver um vitorioso no jogo entre Vila Nova-MG e Desportiva-ES, também no sábado, vai decretar uma despedida melancólica e precoce da competição. Como o grupo 14 da Série D está embolado, o Bangu pode ficar em situação difícil se sair derrotado.

O Bangu não entrou para o rol dos campeões brasileiros por um triz. Em 1985, tinha um grande time, com Marinho, Ado e Mário, entre outros, e chegou à final da competição contra o Coritiba. A decisão se deu em jogo único no Maracanã, diante de mais de 90 mil torcedores. No tempo normal, empate por 1 a 1. Mas, na cobrança de pênaltis, o Coritiba venceu por 6 a 5 e carimbou o primeiro título paranaense do Brasileiro.

Já a Lusa brilhou em 1996 e deixou escapar o título inédito quando faltavam pouco mais de cinco minutos para o fim da partida contra o Grêmio, no Olímpico. No primeiro jogo da final, a equipe paulista tinha vencido por 2 a 0, em casa. Na volta, no Sul, tinha a vantagem de poder perder por um gol de diferença. O Grêmio ganhava por 1 a 0 e fez o outro gol aos 39 minutos do segundo tempo.

Aquele time da Lusa contava com grandes jogadores, como Alex Alves, Clemer e Zé Roberto. A ducha fria se perpetuou desde então para a Portuguesa, nas disputas do Brasileiro. Em 1998, chegou em quarto e, a partir de 2013, quando foi rebaixada para a Série B, o clube despencou.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade