PUBLICIDADE

LANCE!

Velódromo da Rio 2016 pode ter evento em dezembro

Confederação Brasileira de Ciclismo e Ministério do Esporte querem 'inaugurar' local usado nos Jogos até o fim do ano. Brasileiro de pista, que começa segunda-feira, será em Maringá

7 out 2016 - 06h15
(atualizado às 09h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro não vai ficar muito tempo sem uso. Pelo menos, essa é a expectativa da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e do Ministério do Esporte. Em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, as duas entidades pretendem realizar um evento no local em dezembro, o primeiro após a Olimpíada e a Paralimpíada.

Coberto e com pista de madeira, velódromo da Rio-2016 é considerado um dos melhores do mundo
Coberto e com pista de madeira, velódromo da Rio-2016 é considerado um dos melhores do mundo
Foto: Divulgação/Brasil2016.gov,br / LANCE!

"Estou trabalhando com prefeitura para tentar fazer, ao lado do Ministério do Esporte, um evento inaugural do legado olímpico. Queremos promover algo aos ciclistas brasileiros", disse o presidente da CBC José Luiz Vasconcellos, ao LANCE!.

Todo esse evento seria realizado em parceria com o município por meio de um convênio, e o orçamento preliminar é de R$ 375 mil.

"O que estamos tentando fazer, com o apoio do Ministério, é uma competição nacional para ser realizada ainda este ano no velódromo do Rio. Esse projeto já foi apresentado na semana passada e deve ocorrer em dezembro", comentou o ministro do Esporte, Leonardo Picciani.

Com quase 20 dias após o fim dos Jogos Paralímpicos, ainda não foi definido como será o uso de algumas arenas do Parque Olímpico. O temor é que algumas não sejam aproveitadas como legado após os Jogos.

A expectativa em relação ao velódromo do Rio é que ele fosse utilizado já no Campeonato Brasileiro de pista (de elite e paraciclismo), a partir de segunda-feira, dia 10. No entanto, a competição será em Maringá (PR). O velódromo da cidade paranaense foi usado pela Seleção Brasileira na preparação para a Rio-2016, mas é descoberto e tem a pista de concreto, o que gerou críticas.

"Acho um absurdo fazer um brasileiro em um local que não seja no Rio. Temos um centro de qualidade olímpica, um dos melhores do mundo, onde recordes foram batidos...", comentou Claudio da Silva Santos, presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.

Tanto CBC quando o Ministério do Esporte garantem que a escolha por Maringá já tinha sido feita meses atrás, antes mesmo de o velódromo do Rio de Janeiro ficar pronto.

"Um Campeonato Brasileiro não é fechado um mês antes. Isso foi acertado um ano atrás, existe uma demanda. O equipamento em Maringá está excelente. Foi construído um no Rio, em perfeitas condições, mas não tínhamos tempo para fechar isso. Até então, o velódromo do Rio segue fechado, existem os trâmites legais para ser usado", disse Vasconcellos.

Ao saber das justificativas, Santos amenizou suas críticas: "Respeito a palavra dos dois em relação a isso. Se tinha o velódromo pronto para a Olimpíada e a Paralimpíada, poderia ter sido pensado no Brasileiro. Mas vou respeitar."

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade