0

Vela: Regata Transat Jacques Vabre voltará ao Brasil em 2019

Regata entre Le Havre (França) e Salvador (Bahia) começa em 27 de outubro. A conquista do atlântico em duplas tem percurso repleto de dificuldades para os barcos

8 dez 2018
22h21
atualizado às 23h15
  • separator
  • comentários

A regata Transat Jacques Vabre está de volta ao Brasil. Assim como em 2017, Salvador receberá os barcos vindos de Le Havre (França) para um percurso de 4.350 milhas náuticas ou mais de 8 mil quilômetros pelo Atlântico.

Divulgação
Divulgação
Foto: Lance!

Considerada uma das principais regatas do mundo, a largada da regata será dada em 27 de outubro de 2019, conforme anunciado no tradicional Salão Náutico de Paris neste sábado. As classes convidadas para a regata em duplas são Class40, Multi50 e IMOCA60.

- A Transat Jacques Vabre é a mais longa regata oceânica disputada em duplas. É uma prova que exige alto nível de desempenho e muito entrosamento. Os participantes precisam superar os próprios limites o tempo inteiro, já que são apenas duas pessoas a bordo conduzindo o barco o mais rápido possível 24 horas por dia - disse Gildas Gautier, diretor-geral do evento.

A rota entre Le Havre e Salvador da Bahia é uma velha conhecida dos velejadores, já que esta será a sexta vez em que a regata Transat Jacques Vabre terá como destino Salvador, a primeira capital do Brasil. A travessia chama a atenção pelas várias condições meteorológicas encontradas pelo caminho.

- A Transat Jacques Vabre oferece aos participantes e ao público um evento festivo, mais acima de tudo esportivo, que demanda um alto nível de engajamento - completou Gautier.

O primeiro desafio a ser vencido é o perigoso golfo da Biscaia, entre a França e a Espanha. Em seguida, é preciso superar o anticiclone das Ilhas Canárias e a potência dos ventos alísios até a passagem pela linha do Equador.

Por fim, ainda conta com uma rápida descida pela costa do Nordeste brasileiro. Tudo isso, antes de entrar na movimentada Baía de Todos-os-Santos, segunda maior baía natural do mundo.

Lance!
  • separator
  • comentários
publicidade