1 evento ao vivo

VAR é tema de palestra de Leonardo Gaciba no Cruzeiro

O presidente da comissão de arbitragem da CBF foi levar mais informações os jogadores celestes sobre o sistema de árbitro de vídeo

6 set 2019
19h31
  • separator
  • 0
  • comentários

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, palestrou para o elenco celeste na tarde desta sexta-feira,6 de setembro, na Toca da Raposa 2. O tema em questão foi uso e a importância do VAR, que segundo dados da entidade, diminuiu consideravelmente os erros, de 102 no ano passado, para 14 em 2019, até o momento.

Gaciba falou  o VAR para os jogadores do Cruzeiro nesta sexta-feira- (Bruno Haddad/Cruzeiro)
Gaciba falou o VAR para os jogadores do Cruzeiro nesta sexta-feira- (Bruno Haddad/Cruzeiro)
Foto: Lance!

Para o dirigente da CBF, o objetivo da palestra é levar informação para os atletas que fazem parte do espetáculo como parte de uma estratégia de 'contenção de crise', já que a tecnologia tem sofrido algumas críticas.

-Eu acho importante, informação é bom em tudo na vida, ainda mais para eles, os jogadores, que participam de todo o processo. Mostrar a eles como funciona, como é feito essa comunicação entre os árbitros dentro da cabine, o conhecimento de protocolo. A tendência disso é só melhorar e o auxílio do jogador é fundamental para acontecer- disse Gaciba.
Outra mudança mostrada por Leonardo Gaciba, e que entrará em vigor no 2º turno do Campeonato Brasileiro, será do acesso do telespectador, ou do torcedor no estádio, às imagens revisadas naquele determinado instante.

-Acho que isso vai mostrar a transparência acima de tudo. É importante que o telespectador veja o porquê do árbitro tomar aquela decisão, que não é aleatória, é baseado em imagens, então isso vai mostrar mais transparência que é o nosso objetivo maior. Mostrar que nosso trabalho está sendo feito em cima de imagens, e imagens que serão mostradas aos telespectadores- declarou.

Além do VAR e seus benefícios, Gaciba esclareceu as novas regras que entraram em vigor nesta temporada. O ex-árbitro também respondeu questionamentos de jogadores em relação ao uso do recurso eletrônico, e ao fim da palestra falou sobre a campanha de respeito ao árbitro de futebol.

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade