PUBLICIDADE

LANCE!

Uefa aprova Kosovo como membro da entidade. Sérvia promete recorrer

Votação foi feita durante um congresso realizado em Budapeste. Ainda neste mês, Fifa decidirá se o território localizado nos Bálcãs fará parte de sua organização

3 mai 2016 - 21h35
Compartilhar
Exibir comentários

Kosovo passou a ser membro da Uefa nesta terça-feira. A decisão foi anunciada durante o 40º Congresso Ordinário da entidade, realizado em Budapeste, na Hungria. No dia 13 de maio, será a vez da Fifa decidir se aceita o território como parte da organização.

Foto: Lance!

A votação foi apertada. Kosovo obteve 28 votos favoráveis à entrada na entidade máxima da Europa contra 24 contra e dois nulos.

O resultado não satisfez à Sérvia, que não reconhece Kosovo como estado soberano e promete recorrer da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.

- Esta é uma proposta política, não futebolística. Defendo a separação entre o futebol e a política - disse o presidente da Federação Sérvia de Futebol (FSS), Tomislav Karadzic.

A insatisfação com a admissão de Kosovo à Uefa não ficou somente restrito ao futebol. O ministro das Relações Exteriores da Sérvia, Ivica Dacic, também criticou o resultado da votação.

- No caso de Kosovo, se viola o estatuto da Uefa, só para que sejam cumpridas as promessas dos patrocinadores da independência de Kosovo. Vivemos no mundo do interesse e da política, e não da justiça e do direito - argumentou.

Em contrapartida, Kosovo celebrou a decisão e rebateu os sérvios.

- A afiliação nos parece absolutamente legítima. O país era reconhecido em outros esportes. Só nos faltava o futebol - destacou Fadil Vokrri, presidente da Federação de Futebol do Kosovo (KFF).

A independência de Kosovo é reconhecida por mais de 100 países. A Sérvia, todavia, não aceita a soberania proclamada unilateralmente em 2008 pela maioria albanesa da antiga província sérvia.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade