0

Tottenham goleia o Dortmund e fica perto das quartas da Champions

Equipe inglesa faz 3 a 0 e pode perder por dois gols de diferença no jogo de volta. Son, Vertonghen e Llorente marcaram para os Spurs em Wembley nesta quarta-feira

13 fev 2019
20h02
atualizado às 20h05
  • separator
  • comentários

O Tottenham está com a faca e o queijo na mão para avançar às quartas de final da Liga dos Campeões. Nesta quarta-feira, os Spurs bateram o Borussia Dortmund por 3 a 0, em Wembley. Son, Vertonghen e Llorente marcaram os gols da partida. Foi o primeiro triunfo do time inglês em mata-matas da competição.

No dia 5 de março, as duas equipes voltarão a se enfrentar, desta vez no Signal Iduna Park, na Alemanha. O Dortmund precisa vencer por quatro gols de diferença para avançar. Caso devolva o placar de 3 a 0, a partida irá para a prorrogação.

HOMENAGENS

Antes do apito inicial, muitas homenagens ao argentino Emiliano Sala, morto em acidente de avião no Canal da Mancha no dia 21 de janeiro, e ao ex-goleiro Gordon Banks, que faleceu na última terça-feira. Foi feito um minuto de silêncio seguido por palmas de todo o estádio Wembley.

Sala e Banks homenageados em Wembley (Foto: Adrian DENNIS / AFP)

DESFALQUES

As duas equipes entraram com desfalques significativos para o duelo em Wembley. Do lado inglês, Harry Kane e Dele Alli foram as baixas mais significativas. No Dortmund, o técnico Lucien Favre não pôde contar com Marco Reus, autor de 13 gols no Inglês. Akanji, Weigl, Alcácer e Piszczek também não atuaram.

PRESSÃO NA SAÍDA DE BOLA

Dois dos times que mais utilizam o contra-ataque, Tottenham e Dortmund avançaram as suas linhas e fizeram marcação sob pressão durante grande parte do primeiro tempo. As defesas, principalmente a dos Spurs, sofreram para tirar a bola de seu campo, uma vez que o chutão não era opção. Assim, Lucas Moura e Pulisic tiveram boas chances de abrir o placar. A melhor oportunidade da etapa inicial saiu de bola parada, com zagadou obrigando Lloris a excelente intervenção.

"SOLTA O SON"

O Tottenham voltou com a tática da marcação sob pressão. E ela deu resultado logo com dois minutos. Após roubada de bola, Vertonghen cruzou na medida para Son abrir o placar. Com o Dortmund precisando sair para tentar o empate, o time da casa foi perigoso no contragolpe. Era comum ver jogadores no mano a mano, principalmente os velozes Son e Lucas Moura.

GRATA SURPRESA

Um dos melhores - senão o principal - jogador da partida foi o zagueiro Vertonghen. Improvisado como lateral-esquerdo, teve participação decisiva na vitória do Tottenham. Além da assistência para o gol de Son, ele aproveitou cruzamento preciso de Aurier para fazer o segundo dos ingleses. No setor defensivo, anulou o jovem Sancho, um dos destaques do Dortmund na temporada.

PRIMEIRO TOQUE NA BOLA E...

Com a boa vantagem, Pochettino lançou Llorente no lugar de Lucas. E o atacante espanhol teve estrela. Em cobrança de escanteio, ele marcou o terceiro de cabeça e foi para a galera.

FICHA TÉCNICA
TOTTENHAM 3 x 0 BORUSSIA DORTMUND

Local: Wembley, Londres (ING)
Data/hora
: 13/02/2019 - 18h (de Brasília)
Árbitro
: Antonio Mateu Lahoz (ESP)
Cartões amarelos: Aurier (TOT), Delaney (DOR)
Cartões vermelhos: Não houve

GOLS: Son, 2'/2ºT (1-0), Vertonghen, 38'/2°T (2-0) e Llorente, 41'/2°T (3-0)

TOTTENHAM: Lloris; Sánchez, Foyth e Alderweireld; Aurier, Sissoko (wanyama, 46'/2ºT), Winks, Eriksen e Vertonghen; Lucas Moura (Llorente, 39'/2°T) Son (Lamela, 44'/2°T). Técnico: Mauricio Pochettino.

BORUSSIA DORTMUND: Bürki; Hakimi, Toprak, Zagadou (Schmelzer, 31'/2°T) e Diallo; Delaney, Witsel, Pulisic (Larsen, 42'/2°T), Dahoud e Sancho (Guerreiro, 42'/2°T); Götze. Técnico: Lucien Favre.

Lance!
  • separator
  • comentários
publicidade