PUBLICIDADE

LANCE!

Toledo avança em Peniche e tenta evitar título antecipado de Medina

Filipe, que disputa a taça do Circuito Mundial com o compatriota, vence na repescagem e se mantém vivo na etapa de Portugal. Oito surfistas do país já se garantiram na terceira fase

16 out 2018 - 17h27
(atualizado às 17h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Filipe Toledo se manteve vivo na disputa pelo título do Circuito Mundial de surfe (WCT) na etapa de Peniche (POR), que começou nesta terça-feira. O paulista, segundo colocado no ranking, atrás de Gabriel Medina, perdeu a primeira bateria do evento, mas depois passou pela repescagem e se garantiu na terceira fase ao lado do rival e de outros seis brasileiros.

Filipe Toledo segue vivo na briga pelo título do Circuito Mundial (Foto: Divulgação/WSL)
Filipe Toledo segue vivo na briga pelo título do Circuito Mundial (Foto: Divulgação/WSL)
Foto: Lance!

Toledo iniciou o dia com derrota para o catarinense Tomas Hermes. O candidato ao título somou 9.56, contra 10.50 do colega. Em último, ficou o português Miguel Blanco, com 4.17. Na repescagem, Filipe levou a melhor sobre Samuel Pupo, por 12.67 a 5.03, e respirou aliviado.

- Eu tive uma derrota difícil de engolir esta manhã e ainda está difícil encontrar uma onda boa lá fora. Peguei um tubo salvador bem no início da bateria e demorei mais de 15 minutos para encontrar um backup (segunda nota computada). Estou feliz por ter conseguido vencer, mas foi difícil competir aqui hoje (terça-feira). Não dá para fazer uma estratégia quando seu adversário fica tão longe de você no mar, então fiquei apenas esperando que viesse uma onda para pegar outro tubo. Não veio, mas pequei uma para fazer manobras que valeram também a vitória que eu precisava - afirmou Toledo.

Medina, por sua vez, iniciou a etapa com triunfo e classificação direta. Ele conseguiu um tubo nota 6,67, que somou com o 6,50 de outra direita que deu para fazer dois ataques com força e velocidade. Com isso, totalizou 13,17 pontos. Samuel Pupo fez 6.03, e o americano Patrick Gudauskas terminou em último, com 4.77.

A missão mais urgente de Filipe é evitar que Medina assegure o bicampeonato mundial já no evento português, o penúltimo do ano. A decisão irá para o Havaí se Toledo passar da terceira fase, ainda sem rival definido, ou se o australiano Julian Wilson alcançar a semifinal. O restante das baterias da repescagem acontece nesta quarta-feira, às 3h45 (de Brasília).

Também pela repescagem, Willian Cardoso bateu o havaiano Keanu Asing com o maior placar brasileiro do dia, 14,50 pontos. E Michael Rodrigues derrotou Miguel Pupo na bateria brasileira que fechou a terça-feira em Portugal.

Outros seis brasileiros se classificaram para a terceira fase: Italo Ferreira, Ian Gouveia e Jessé Mendes também ganharam suas primeiras baterias.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade