0

Tocha em Salerno: penúltima parada antes da abertura da Universíade-19

Revezamento teve início em Turim e passou por várias cidades italianas. No Vaticano, tocha foi abençoada pelo Papa Francisco. Chama dos Jogos estará na abertura, dia 3, em Nápoles

30 jun 2019
15h35
  • separator
  • 0
  • comentários

Faltam poucos dias para a Tocha da Universíade Napoli-19, maior competição esportiva do planeta depois dos Jogos Olímpicos, chegar a seu destino final. No próximo dia 3, ela será uma das atrações da Cerimônia de Abertura dos Jogos que reúnem cerca de 8 mil atletas universitários de 170 países. O evento vai acontecer no estádio San Paolo, em Nápoles, e contará com a presença do presidente da Itália, Sergio Mattarella.

Autoridades, políticos e ex-esportistas receberam a Tocha da Universíade na cidade de Salerno (Divulgação)
Autoridades, políticos e ex-esportistas receberam a Tocha da Universíade na cidade de Salerno (Divulgação)
Foto: Lance!

Anteontem a tocha dos Jogos Univesitários fez a sua penúltima parada, desta vez em Salerno, cidade que também vai receber algumas competições e modalidades. Apesar de ser baseada em Nápoles, a Universíade também vai acontecer em localidades próximas como Salerno, Benevento, Caserta e Avelino, todas na região da Campânia, no sul da Itália.

O trajeto da tocha teve início 30 dias atrás em Turim, curiosamente sede da primeira Universíade da história, em 1959. Agora, 60 anos depois, a edição número 30 dos Jogos - disputados a cada dois anos - retorna ao solo italiano.

Após sair de Turim, o Revezamento da Tocha percorreu diversas cidades italianas. Também entrou em território suíço e passou por Lausanne, cidade sede da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), onde foi exposta. Depois disso, em 12 de junho, fez sua parada mais marcante. No Vaticano, a tocha foi benzida pelo Papa Francisco na Praça São Pedro, na presença de dirigentes da FISU, políticos e membros da organização.

- Entre todos os estágios do Revezamento da Tocha, essa parada com o Papa Francisco foi a mais simbólica e repleta de significado: paz, aceitação e respeito aos princípios humanos fundamentais. Esses são os valores que queremos difundir por meio dessa grande manifestação esportiva - disse Vincenzo De Lucca, presidente da Campânia.

Com cerca de 170 pessoas, a delegação brasileira irá competir em sete modalidades: atletismo, futebol, ginástica artística, judô, natação, taekwondo e vôlei. A Universíade ainda contempla basquete, esgrima, ginástica rítmica, polo aquático, rugby 7, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo e vela. Os Jogos vão de 3 a 14 de julho.
Tocha da Universíade Napoli-19 foi benzida pelo Papa (Divulgação)

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade