1 evento ao vivo

Título paulista da 1º geração de Meninos da Vila completa 41 anos

Time comandado por Juary, Pita, Aílton Lira e Clodoaldo, venceu o São Paulo e conquistou o paulista de 1978, mesmo com a final sendo disputada em 1979, primeiro título pós-Pelé

28 jun 2020
06h03
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O Campeonato Paulista de 1978 ficou marcado para sempre na memória dos santistas. No dia 28 de junho de 1979, o Santos foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 0, mas conquistou o primeiro título pós-Pelé.

Título Paulista de 1978 ficou marcado pela primeira geração dos Meninos da Vila (Foto: Reprodução)
Título Paulista de 1978 ficou marcado pela primeira geração dos Meninos da Vila (Foto: Reprodução)
Foto: Lance!

Vale explicar: esse resultado obrigou que o título fosse disputado em uma prorrogação que terminou com o empate em 0 a 0. Pelo critério de desempate, o Santos tinha vantagem por ter tido o maior número de gols no 3º turno (21 gols marcados). O Peixe ficou com o título, pois na primeira partida da fase final o Santos venceu o time do Morumbi por 2 a 1, com gols de Juary e Pita, e na segunda, empatou em 1 a 1 com gol de Célio.

Naquela época, o Santos vivia uma 'depressão' causada pela saída de Pelé. Em 1978, surgiu a primeira geração de Meninos da Vila do Peixe. Um conjunto de jogadores formados em casa que conquistaram o Estadual daquela temporada, sob o protagonismo do atacante Juary, artilheiro do torneio com 29 gols.

- O Pelé saiu do Santos em 1974, ainda bem que logo depois veio os meninos da Vila. Juary, Pita, João Paulo, Ailton Lira, essa equipe deu uma apaziguada nos ânimos, deu uma alegria enorme com a aquele título paulista. Esse time, sim, o Santos valoriza muito, tem muito carinho por essa equipe que ganhou o Paulista de 78 - disse o historiador Gabriel Santana, do Centro de Memórias do Santos FC.

Para levar para a Vila Belmiro o enorme troféu do certame, o time praiano jogou o incrível número de 56 partidas (o campeonato teve 3 turnos, mais semifinal e final) vencendo 26, empatando 16 e perdendo 14 partidas. com 80 gols marcados e 47 sofridos. O habilidoso centroavante Juary foi o artilheiro do campeonato com 29 gols assinalados.

Veja também:

Editor do L! aponta Fla, Inter e Galo como postulantes ao título do Brasileirão
Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade