1 evento ao vivo

Southgate muda função de Walker e 'copia' esquema de Pep Guardiola

Lateral foi colocado como zagueiro no City pelo treinador espanhol. E jogará assim na Copa

14 jun 2018
06h38
  • separator
  • comentários

O técnico Pep Guardiola tem por conceito de jogo improvisar jogadores dentro de seu esquema. No Barcelona, chegou a entrar em campo sem zagueiro de origem, assim como no Bayern de Munique, acometido por lesões. No Manchester City, seu atual clube, ele já testou diversas formações táticas em duas temporadas. Uma delas incluía o lateral-direito Walker centralizado na defesa.

A aposta de Guardiola não durou muitas partidas, uma vez que o treinador teve a volta de lesionados, como Stones e Kompany, e pôde formar seu sistema defensivo com jogadores em sua função original. Mas a experiência serviu de inspiração para outro técnico.

Em busca da formação ideal para a disputa da Copa do Mundo, o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, "copiou" a experiência de Guardiola e colocou Walker em uma linha com três zagueiros, ao lado de Stones e Cahill. A nova função não agradou ao lateral.

- Eu jogo desde os 18 anos na lateral direita, e aí chego na Copa do Mundo para provavelmente não jogar na minha posição preferida, onde você quer mostrar seu talento. Não é decepcionante, mas é ok... é como um passo atrás. Mas eu sou profissional, se é para beneficiar o time, por que não? - afirmou Walker.

Walker joga em função diferente na Inglaterra (Foto: Paul Ellis / AFP)
Walker joga em função diferente na Inglaterra (Foto: Paul Ellis / AFP)
Foto: LANCE!

Southgate 'copiou' ideia de Pep Guardiola (Foto: Paul Ellis / AFP)

A formação deu certo para a Inglaterra, que colecionou bons resultados e terminou em primeiro as Eliminatórias para Copa do Mundo. Contra a Costa Rica, na última quinta-feira, o esquema com três homens foi mantido, mas sem Walker e Cahill, poupados. Phil Jones e Maguire foram titulares.

Contra o Brasil, em novembro de 2017, Southgate foi mais cauteloso e Walker foi lateral, mas sem utilizar sua principal qualidade: o apoio ao ataque. Bertrand também ficou mais preso pelo esquerdo, com Gómez, Stones e Maguire como zagueiros.

Além de Walker, Southgate levou mais dois laterais-direitos (Trippier e Alexander-Arnold), o que indica que não deve utilizar o jogador do Manchester City em sua real função. Resta saber se ele manterá as boas atuações pelo lado direito da zaga em um esquema com três zagueiros.

LANCE!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade