PUBLICIDADE

LANCE!

Sem benefício de 90 e 94, Argentina não quer repetir 2002

Hermanos já avançaram duas vezes como terceiros colocados em regulamento diferente e caíram na primeira fase da Copa na Ásia

26 jun 2018 - 05h58
(atualizado às 08h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A Argentina reencontram a Nigéria, às 15h (de Brasília) desta terça, em São Petersburgo, tentando evitar um fiasco que conheceu 16 anos atrás. No Mundial de 2002, a equipe, então cotada entre as favoritas ao título, passou pelo vexame de cair na primeira fase, quando os nigerianos foram um dos adversários da campanha decepcionante.

Na Copa de 90, Argentina estreou perdendo para Camarões e classificou-se entre terceiros colocados
Na Copa de 90, Argentina estreou perdendo para Camarões e classificou-se entre terceiros colocados
Foto: AFP / LANCE!

Para Messi & Cia. avançarem às oitavas, precisam derrotar o rival e torcer para a Islândia não vencer a Croácia em duelo que acontece no mesmo horário, em Rostov. Caso ambas triunfem, os argentinos só se classificarão se o seu triunfo for por um saldo de gols maior.

Em outras duas edições, a seleção sul-americana livrou-se da queda precoce por uma peculiaridade do regulamento. Em 90 e 94, com Maradona, ficou apenas na terceira colocação do seu grupo. A sobrevivência deu-se porque naquelas edições, que contavam com 24 seleções, dava aos quatro melhores terceiros colocados uma vaga no mata-mata. Relembre abaixo:

EM 1990

A Argentina chegou ao Mundial na Itália com o status de atual campeã. No jogo de abertura do torneio, sofreu uma histórica derrota para Camarões por 1 a 0, em uma das mais famosas zebras das Copas. Na segunda rodada, o triunfo sobre a União Soviética recolocou a equipe no páreo. Ao empatar com a Romênia por 1 a 1, ficou no terceiro lugar do Grupo B e avançou pelo índice técnico (o regulamento prevaleceu também nas edições de 86 e 94). Nas oitavas, derrotou o Brasil por 1 a 0, em jogada individual de Maradona. Na sequência, passou nos pênaltis por Iugoslávia e Itália, chegando, assim, na decisão. No tira-teima da decisão de quatro anos antes, perdeu por 1 a 0 para a Alemanha, com gol de pênalti marcado por Brehme.

EM 1994

Nos Estados Unidos, a Albiceleste teve um ótimo início com duas vitórias: 4 a 0 sobre a Grécia e 2 a 1 sobre a Nigéria, com Maradona inspirado. O camisa 10, porém, foi flagrado no antidoping, suspenso do torneio e a equipe degringolou. Perdeu por 2 a 0 para a Bulgária e classificou-se entre os melhores terceiros colocados. Nas oitavas, o baque decisivo: derrota por 3 a 2 para a Romênia e volta para casa.

EM 2002

A Argentina chegou à Copa sediada por Coreia do Sul e Japão com um time estrelado, cotadas entre as principais favoritas. Caiu no chamado 'Grupo da Morte' e estreou derrotando a Nigéria por 1 a 0. A derrota pelo mesmo para a rival histórica Inglaterra colocou a equipe em risco, e, desde 98, com o inchaço para 32 seleções, não havia mais vaga para terceiros colocados. O empate com a Suécia foi fatal. O time de Batistuta, Sorín, Simeone e outros, comandado por Bielsa, foi eliminado na primeira fase.

Veja também

Brasileiros provocam 'hermanos' após derrota para a Croácia :
Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade