0

Secretaria de Saúde de MG libera Mineiro, mas deixa aval para ter jogos a cargo dos municípios

A pasta indicou que as cidades-sede deverão aceitar ou não a disputa das partidas restantes do Campeonato Mineiro dentro de suas condições sanitárias

8 jul 2020
19h59
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A Federação Mineira de Futebol conseguiu a liberação do Governo de Minas Gerais para voltar com o Estadual, que terá reinício no dia 26 de julho, um domingo, após ficar paralisado desde o dia 15 de março, quando a nona rodada foi encerrada.

Todavia, há um problema que a entidade que comanda o futebol no estado precisa solucionar: ter a liberação das cidades para que os jogos sejam realizados. O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e seus colaboradores, aceitaram o retorno do Mineiro, mas deixou a cargo de cada cidade-sede dos times participantes a liberação dos jogos.

-O município que for receber a competição, ele terá naturalmente que autorizar essa competição e o Estado não pretende ele diretamente interferir nisso-disse o secretário em coletiva.

Em reunião com as 12 equipes da competição, a FMF colocou em votação a volta ou não do certame. Apenas Villa Nova, de Nova Lima, na Grande BH, e o Tupynambás, de Juiz de Fora, foram contra a retomada do campeonato. As duas regiões tem altos índices de contágio pelo coronavírus no estado, gerando mais preocupações para clubes, profissionais e autoridades de saúde.

O secretário de saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral, disse que as cidades decidirão se haverá ou não jogos do Estadual, mesmo com o aval do governo mineiro para o retorno da competição-(Gil Leonardi/Imprensa MG)
O secretário de saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral, disse que as cidades decidirão se haverá ou não jogos do Estadual, mesmo com o aval do governo mineiro para o retorno da competição-(Gil Leonardi/Imprensa MG)
Foto: Lance!

Todavia, com exceção de Atlético-MG, América-MG, Cruzeiro e Coimbra, quase todos os demais clubes terão outras complicações em jogar o restante do Mineiro. Vários deles já se desfizeram seus elencos por questões econômicas, além de não terem certeza se poderão jogar em seus estádios.

Até mesmo os clubes da capital ainda terão de achar um local para atuar, pois Belo Horizonte não aceita receber eventos esportivos como parte do protocolo de combate à Covid-19 na capital mineira.

O Estadual de Minas Gerais ainda tem duas rodadas da fase de classificação para definir os classificados às semifinais, os rebaixados e os representantes do estado na Série D de 2021. Confira abaixo como será a programação da volta do campeonato.

10ª rodada
-26 de julho (domingo)
11ª rodada
-29 de julho (quarta)
Semifinais
-Ida: 2 de agosto (domingo)
-Volta: 5 de agosto (quarta)
Final
As datas ainda serão definidas em nova reunião entre os clubes finalistas.

Veja também:

Colunista do L! critica falha na coleta dos exames da Covid-19 em jogos do Brasileiro
Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade