PUBLICIDADE

LANCE!

Relembre craques brasileiros que se destacaram no Sul-Americano sub-20

Grandes nomes brasileiros que estão na crista da onda do futebol mundial já passaram pelo Sul-Americano Sub-20; Neymar, Lucas, Richarlison... LANCE! relembra para você

14 dez 2018 - 18h36
(atualizado às 18h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta semana, o técnico da Seleção Brasileira Sub-20 convocou os jogadores para a Sul-Americano da categoria. Sem Vinicíus Jr, Carlos Amadeu chamou 23 atletas para defender as cores do país no Chile, em Janeiro. Dentre eles, Lincoln, do Flamengo, e Rodrygo, do Santos.

O Sul-Americano é uma grande oportunidade para os jogadores se destacarem e mostrarem sua qualidade para o continente e para o mundo. Assim como fizeram grandes jogadores do futebol atual, que já trilharam este caminho e tiveram um merecido destaque na competição que concede quatro vagas para o Mundial Sub-20, na Polônia, além de três postos para o Pan-Americano de 2019, em Lima. LANCE! relembra grandes nomes que já se destacaram na competição.

NEYMAR JR E LUCAS MOURA

Craques foram destaque em 2011 (Foto: PILAR OLIVARES / Arquivo)

No Sul-Americano de 2011, no Chile, a Seleção Brasileira conquistou o seu último título da competição. Naquela campanha, o ataque brasileiro contava com Neymar Jr, destaque do Santos na época, e Lucas Moura, jovem revelação do São Paulo.

Naquela oportunidade, Neymar foi o artilheiro da competição com nove gols marcados, com Lucas Moura na vice-artilharia, com quatro gols anotados durante toda competição, incluindo o hexagonal final, que sagrou a Canarinho campeã.

AINDA NO SUL-AMERICANO DE 2011, CASEMIRO FOI DESTAQUE

Em 2011, Neymar, Lucas, Oscar e Casemiro foram campeões do Sulamericano (Foto: Mowa Press)
Em 2011, Neymar, Lucas, Oscar e Casemiro foram campeões do Sulamericano (Foto: Mowa Press)
Foto: Lance!

Dupla são-paulina fez sucesso em 2011 (Foto: Mowa Press)

Também no Sul-Americano do Chile em 2011, a Seleção Brasileira contou com Casemiro 'artilheiro'. Na época vestindo a camisa do São Paulo, assim como Lucas Moura, o atual volante do Real Madrid foi um dos jogadores com mais destaque.

Com 3 gols na competição, o camisa 5 foi dono da posição durante toda competição e abriu os olhos do mundo do futebol. Tanto por isso, ainda em 2011 foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal, e dois anos depois foi contratado pelo Real Madrid.

EM 2009, WALTER FOI O DESTAQUE

Walter foi destaque em 2009 (Foto: Divulgação/CBF)

No Campeonato Sul-Americano de 2009, realizado na Venezuela, a Seleção Brasileira sub-20 foi a campeã, e contou com ninguém menos do que um jovem Walter no comando de ataque. Naquela época, o atacante vestia a camisa do Internacional .

O camisa 9 não foi apenas o destaque da Seleção naquela competição, como também foi o artilheiro do torneio, marcando 5 gols, ao lado do uruguaio Abel Hernandéz, hoje no CSKA Moscou, da Rússia.

HOJE NA JUVENTUS, DOUGLAS COSTA TAMBÉM FOI CAMPEÃO EM 2009

Com a camisa 8, Douglas foi um dos destaques (Foto: Reprodução)

Ainda no torneio realizado na Venezuela, em 2009, além de Walter, artilheiro da competição, outro nome conhecido teve grande destaque. Douglas Costa, hoje na Juventus, foi um dos grandes jogadores daquele Sul-Americano que sagrou a Seleção Brasileira campeã.

O atacante, vestindo a camisa do Grêmio naquela altura da carreira, marcou três durante o campeonato, sendo dois deles durante a fase final da competição, onde o Brasil terminou em primeiro com 12 pontos ganhos, com quatro de vantagem para o Paraguai, segundo colocado.

GIULIANO, HOJE NA ARÁBIA SAUDITA, TAMBÉM FOI CAMPEÃO

Jogador foi o capitão em 2009 (Foto: Divulgação/Internacional)

Ainda no Sul-Americano de 2009, na Venezuela, o Brasil contou com um até então jovem meia de destaque no Internacional chamado Giuliano. O camisa 10 foi o capitão e ergueu o troféu do torneio para a Seleção Brasileira, o décimo título verde e amarelo até então.

O meia esteve naquele elenco, ao lado de Walter, Douglas Costa, e também de outros nomes conhecidos como Dentinho e Alan Kardec, que acabaram empatados com o mesmo número de gols durante toda competição, balançando as redes em duas oportunidades.

EM 2015, MARCOS GUILHERME FOI O DESTAQUE DA SELEÇÃO SUB-20

Camisa 7 foi o artilheiro do Brasil em 2015 (Foto:AFP)

Após passar o Sul-Americano de 2013 sem jogar bem e sem se classificar para a fase final, a Seleção Brasileira Sub-20 jogou o torneio de 2015, no Uruguai e conseguiu uma vaga no hexagonal decisivo. Não venceu, mas garantiu classificação para o Mundial, com Marcos Guilherme como artilheiro.

O jovem atacante, na época vestindo a camisa do Athletico Paranaense, foi o destaque do Brasil na competição, marcando quatro gols durante o torneio, sendo o artilheiro da seleção naquela edição.

PATO CAMPEÃO EM 2007

Pato pela Seleção Sub-20 (Foto: Gilvan de Souza/Lancepress!)

Em 2007, a Seleção Brasileira disputou o Sul-Americano Sub-20 realizado no Paraguai e sagrou-se campeão da competição. Com 11 pontos na fase final, o Brasil deixou para trás a Argentina, na segunda colocação, com nove pontos ganhos, e se classificou para o Mundial e para as Olímpiadas da categoria.

O destaque da Amarelinha foi ninguém menos do que um jovem atacante do Internacional chamado Alexandre Pato. O camisa 10 do time gaúcho marcou cinco gols e foi o artilheiro do Brasil na competição, ficando atrás apenas de nomes como Arturo Vidal, do Chile, com seis gols, e de Edinson Cavani, do Uruguai, com sete.

EM 2017, FELIPE VIZEU FOI O DESTAQUE DO BRASIL

Camisa 9 foi artilheiro do Brasil na competição (Foto: Divulgação/CBF)

No Sul-Americano de 2017, realizado no Equador, o Brasil não teve um bom rendimento e acabou terminando na quinta colocação do hexagonal final e ficou de fora da Copa do Mundo da categoria.

Entretanto, Felipe Vizeu, hoje na Udinese, mas até então centroavante do Flamengo, foi o principal destaque da Seleção Brasileira, ao lado de Richarlison. O ex-jogador do rubro-negro marcou quatro gols durante o torneio e foi o vice-artilheiro da competição, atrás de Lautaro Martínez, da Argentina, hoje na Inter de Milão, e Bryan Cabezas, equatoriano que estava emprestado do Fluminense nesta temporada.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade