PUBLICIDADE

LANCE!

Para vencer Athletico fora, Valentim pede 'quantidade' ao Botafogo

Treinador quer Alvinegro intenso e tomando as melhores decisões no terço final do campo da Arena da Baixada; Com passagens pelo Furacão, técnico não poupou elogios ao ex-clube

15 nov 2019 - 15h37
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O dicionário de Alberto Valentim tem uma página mais desgastada do que as outras. É onde está a palavra "quantidade", termo que deu o tom da entrevista do comandante alvinegro nesta sexta-feira, no Nilton Santos. Para vencer o Athletico-PR em Curitiba, no próximo domingo, o treinador quer um Botafogo produtivo e, ao mesmo tempo, inteligente para escolher as melhores jogadas no terço final do campo sintético da Arena da Baixada.

> Confira e simule a classificação do Campeonato Brasileiro

Alberto Valentim concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Alberto Valentim concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Foto: Lance!

- É fazer uma partida de muita quantidade. É um termo que tenho usado para os jogadores. Muita quantidade, aliada à nossa qualidade técnica de definir bem e às nossas tomadas de decisões, que são muito importantes, principalmente nesse último terço. Isso é algo que tenho cobrado deles nesta semana cheia, depois de muito tempo - disse Valentim, que em dia de "Aurélio", esmiuçou o conceito utilizado nos últimos treinamentos do Alvinegro:

- O que chamo de quantidade? É intensidade, chamo também de marcação forte, de dinâmica de jogo. Aí vem a qualidade. Qualidade no passe, nas penúltimas bolas, escolhas nas tomadas de decisões. Falo da qualidade na fase defensiva, que não é só quantidade. Digo que precisamos de ter qualidade na fase defensiva, fazer menos faltas, eu odeio as faltas desnecessárias, que matam uma possível roubada de bola.

Valentim comandou treino do Botafogo nesta sexta-feira (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

ELOGIOS AO EX-CLUBE

Como jogador, Alberto Valentim teve passagens pelo Furacão entre 1996 e 1999. Mais tarde, em 2008, o ex-lateral direito voltou à equipe paranaense, onde penduraria as chuteiras no ano seguinte. Mostrando conhecimento de causa, o técnico botafoguense fez muitos elogios ao Athletico-PR durante a coletiva.

- Athletico é muito forte, principalmente se tratando de Arena. O time se identifica muito com aquele campo, os jogadores se sentem muito motivados a jogar lá, desde a minha época de jogador do Athletico. Ainda tem o gramado, que faz a bola correr mais rapidamente. Temos que fazer uma fase ofensiva boa e aproveitar nossas oportunidades.

- Eles têm jogadores de muita velocidade. O Rony, por exemplo, além de veloz, sabe usar a característica. Ele entende bem o seu estilo. É um time que apoia no tempo certo, que chega bem. Sabe explorar bem essas características.

OUTROS TÓPICOS DA COLETIVA

DIEGO SOUZA

- Aqui no Brasil tem uma coisa que parece que é um demérito. Quando o jogador não inicia uma partida, parece que está pecando. Ou aconteceu alguma coisa de mal-estar. Simplesmente foi opção técnica e tática dentro do que estamos precisando. Como aconteceu no último jogo, os jogadores que entram no decorrer dos jogos são muito importantes. Com isso, nós vencemos o jogo. É um jogador muito representativo para o clube. Já tive conversas particulares com Diego e faço tudo isso com todos os jogadores.

Diego já falei em outras oportunidades que conseguimos usá-lo como camisa 10 ou 9. Fazendo a função de falso 9. Ele tem características de armar o jogo, já jogou em posições mais baixas.

NADA DE CÁLCULOS

- Não estamos fazendo contas, estamos focados e pensando somente no adversário que vamos enfrentar. A gente não pode fugir disso. Temos nossa forma de treinar e de analisar os adversários. Não podemos pensar em outros números que não sejam relativos à partida que vamos encarar no domingo.

MAIS ELOGIOS AO ATHLETICO

- O Athletico tem uma mentalidade. Depois que foram campeões da Copa do Brasil, continuam jogando como se tivessem objetivos muito importantes. Por isso, o Athletico não baixa a guarda.

GRAMA SINTÉTICA NÃO É DESCULPA

- Não posso falar muito de campo, senão você cria um álibi se não consegue fazer boa partida. Athletico não ganha por causa do gramado, está longe disso. Além de ter grama diferente, eles molham. A bola vai correr mais rápido.

MARCINHO, MARCELO E GILSON: DESFALQUES?

- Marcelo vai estar à disposição no início da semana. Gilson e Marcinho ainda não estarão conosco. Teremos o Yuri depois de cumprir suspensão para o jogo com o Corinthians. Pimpão está fora. Gatito vai estar fora.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade