PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Palmeiras pretende pedir hoje anulação da final do Paulista

Clube apresentará no TJD detalhes da investigação da empresa que contratou para provar interferência externa no Dérbi do dia 8 e reverter arquivamento; caso pode chegar à Suíça

24 abr 2018 - 06h02
(atualizado às 07h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A decisão de Marcelo Monteiro, auditor do TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo), de arquivar o inquérito que investiga uma interferência externa na arbitragem da decisão do Campeonato Paulista não foi considerada pelo Palmeiras o fim da tentativa de provar uma influência ilegal na vitória do Corinthians por 1 a 0, no Allianz Parque, em 8 de abril. Nesta quarta-feira, o clube pretende solicitar a anulação do jogo.

Após Marcelo Monteiro anunciar nessa segunda-feira que arquivará o caso, a Procuradoria do TJD pode fazer a denúncia da interferência externa, uma possibilidade que, segundo envolvidos no processo, é remota. Mas o Palmeiras, como parte legal do processo, pode entrar com pedido de impugnação da partida até quarta-feira. E exercerá seu direito recorrendo com provas que considera irrefutáveis de irregularidade na condução da arbitragem ao desistir da marcação do pênalti de Ralf sobre Dudu, no segundo tempo da decisão.

O Verdão tem como principal trunfo o material da Kroll, empresa especializada em investigação que o clube contratou. O LANCE! teve acesso à parte do relatório da Kroll que apresenta imagens de Marcio Verri Brandão, membro da comissão de arbitragem da FPF (Federação Paulista de Futebol), usando celular à beira do campo e em dois outros momentos diferentes no jogo. A prática é irregular. Esses documentos serão encaminhados para o TJD nesta quarta-feira.

O Palmeiras diz que enviou à Kroll e ao TJD exatamente as mesmas imagens, que fazem parte do material bruto da transmissão feita pela TV Palmeiras, canal do clube no YouTube, e se surpreendeu ao ver que o auditor Marcelo Monteiro e sua equipe não enxergaram o celular na mão de Verri à beira do campo. Questionado sobre o caso, o auditor disse que "nos autos nada existe nesse sentido".

Em seu relatório, o auditor aponta que os depoimentos de membros de arbitragem na semana passada "deixaram dúvida, com variação nas respostas, mas sem pontos determinantes para tese de falso testemunho". A investigação da Kroll, porém, apresenta provas de incoerências nos depoimentos, e esse material também será enviado ao TJD nesta quarta-feira.

O pedido de impugnação para julgamento no Pleno do TJD-SP é só um dos passos que o Palmeiras pode dar para tentar provar a interferência externa na arbitragem do Dérbi do último dia 8. Caso não tenha sucesso, ainda caberá recurso no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), no Rio de Janeiro. Depois disso, a última instância esportiva a ser procurada pelo clube é o CAS, Corte Arbitral do Esporte, na Suíça.

Brasil vence a Colômbia e conquista Copa América:
Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade