0

Palmeiras estava pior colocado e mais distante do líder há um ano

Verdão poderia estar a um ponto do Flamengo se tivesse vencido o Inter no Beira-Rio, mas campanha do título brasileiro de 2018 serve como motivação para 16 rodadas que faltam

30 set 2019
08h06
  • separator
  • 0
  • comentários

A anulação do gol de Bruno Henrique, já nos minutos finais, causou irritação em palmeirenses porque garantiria uma vitória sobre o Inter, reduzindo para um ponto a distância para o Flamengo, que lidera o Campeonato Brasileiro, e deixando o Verdão depender só de si para ser campeão. Mas, na comparação com o ano passado, quando ficou com o título, é possível ficar mais tranquilo na caça ao primeiro colocado, mesmo com o empate por 1 a 1 desse domingo.

Palmeiras está a três pontos do líder, bem melhor do que há um ano no Brasileiro (Agência Palmeiras/Divulgação)
Palmeiras está a três pontos do líder, bem melhor do que há um ano no Brasileiro (Agência Palmeiras/Divulgação)
Foto: Lance!

Na conclusão da 22ª rodada em 2018, o Palmeiras aparecia na quinta posição, fora até da faixa da tabela que garante vaga direta na Libertadores. O time, já sob o comando de Luiz Felipe Scolari, tinha 40 pontos, seis abaixo do São Paulo, então primeiro colocado da competição. Estavam ainda à frente Inter (43 pontos), Flamengo (41) e Grêmio (também com 40 pontos, mas com 18 de saldo, contra 17 do Verdão).

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui
Naquela 22ª rodada, o Palmeiras venceu a Chapecoense por 2 a 1, em Santa Catarina, na sétima partida das 33 de invencibilidade que o clube alcançaria no Brasileiro, um recorde na história alviverde, e a terceira maior na história da competição - recorde nos pontos corridos.

Nas 16 partidas que restavam naquele torneio, foram 12 vitórias e somente quatro empates. A liderança chegou para o Verdão na 27ª rodada. A equipe confirmou o título na 37ª e penúltima rodada, terminando o Brasileiro com 80 pontos, oito à frente do Flamengo, vice-campeão.

Diante do que ainda pode acontecer em "16 longas rodadas", como definiu o próprio Mano Menezes definiu, o técnico enxergou de forma positiva a rodada do fim de semana. O Flamengo ficou no 0 a 0 diante do São Paulo, sexto colocado, no Maracanã, alcançando 49 pontos. O Palmeiras atingiu o seu 46º ponto, na segunda posição, empatando na casa do Inter, que começou a rodada em quarto lugar e, por ter perdido ponto em casa, caiu para quinto.

- Mantivemos a diferença em relação ao líder, com o líder jogando em sua casa e empatando, e nós, fora de casa, e empatando. Mesmo lutando até o último minuto para concluir a vitória, sabemos que o campeonato é feito de rodadas como essa. Às vezes, o adversário pode aumentar a vantagem, e você não deixa. Teremos longas 16 rodadas pela frente para tentar desmanchar essa diferença de três pontos que está aí - apontou Mano.

O Palmeiras volta a entrar em campo no domingo, às 16h, no Allianz Parque, diante do Atlético-MG, que ocupa a décima posição, com 30 pontos. Já o Flamengo abre as semifinais da Libertadores diante do Grêmio, na quarta-feira, em Porto Alegre, e atua pelo Campeonato Brasileiro também no domingo, às 11h, em visita à Chapecoense, última colocada, com 15 pontos.

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade