0

Nova era! Com Castan e Werley, Vasco encara Avaí na estreia de Luxa

Atrás da primeira vitória no Campeonato Brasileiro, Cruz-Maltino terá reforço dos zagueiros no primeiro jogo sob o comando do novo treinador

19 mai 2019
07h02
  • separator
  • comentários

Começa neste domingo a era Luxemburgo no Vasco da Gama. Às 19h, em São Januário, o pontapé inicial será dado no confronto contra o Avaí, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O LANCE! transmite a partida em tempo real. Luxemburgo chega à Colina Histórica sob incógnita: o histórico do treinador na atual década é o pior de sua carreira. Poucos títulos, muitas polêmicas e trabalhos decepcionantes. Dentro de campo, o início do Cruz-Maltino preocupa. Nas rodadas iniciais, três derrotas e um empate. Somente um único ponto e a lanterna da competição.

Vanderlei Luxemburgo irá comandar pela primeira vez o Vasco da Gama (Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)
Vanderlei Luxemburgo irá comandar pela primeira vez o Vasco da Gama (Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)
Foto: Lance!

A boa notícia para o Vasco está nos retornos de Leandro Castan e Werley. Recuperados de lesão, os zagueiros participaram das atividades durante a semana e foram relacionados. O último momento de ambos juntos foi na vitória contra o Santos pela Copa do Brasil por 2 a 1. No entanto, Castan durou somente 11 minutos em campo, quando saiu lesionado na coxa esquerda no primeiro tempo e desde então não retornou mais aos gramados. Werley, por sua vez, não atua desde a derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG na segunda rodada.

Outra novidade é a volta de Yago Pikachu para a lateral direita, sua posição de origem. Nos últimos dois anos, o jogador atuou costumeiramente no ataque. Nas quatro linhas, além da melhoria técnica e tática, há a esperança de que a chegada de Luxa mexa também com a questão anímica dos jogadores. Ao menos é o que garante o goleiro Sidão, que deve ser mantido entre titulares sem Fernando Miguel à disposição.

- Rola uma ansiedade normal. Por tudo que envolve o nome do Luxemburgo, toda a repercussão que dá. Queremos fazer um grande trabalho com ele. Quem está vindo de fora vem com uma "vibe" - afirmou o goleiro.

Na atual década, Luxemburgo tem tido sorte em "estreias" no Brasileirão. Em seis jogos, venceu quatro e perdeu dois. Pelo Flamengo, dois resultados positivos no Nilton Santos: em 2011, logo na primeira rodada, goleou o Avaí por 4 a 0; em 2014, na 12ª rodada, venceu o clássico contra o Botafogo por 1 a 0. Os triunfos vieram também por Fluminense e Cruzeiro. No Tricolor, venceu justamente o Cruzeiro, em 2013, por 1 a 0, pela 10ª rodada, no Maracanã. Na estreia pelo clube de Minas, em 2015, derrotou o Flamengo no Mineirão por 1 a 0, na 5ª rodada. As únicas derrotas aconteceram treinando Grêmio e Sport. No Tricolor Gaúcho, por ironia do destino, o revés foi diante do Vasco, na 1ª rodada do Brasileirão de 2012. Pelo Sport, foi derrotado para o Avaí, na 1ª rodada, por 1 a 0.

Lance!
  • separator
  • comentários
publicidade