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Maracanã: bom resultado em campo, ruim para os cofres do Fluminense

Tricolor só lucrou em uma partida até o momento utilizando o estádio até o momento. Diretoria vem conversando com consórcio para ajustes na parceria entre as partes

16 jun 2018 - 07h55
(atualizado às 07h55)
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O Maracanã tem sido um fator importante para o time de Abel Braga neste Campeonato Brasileiro. Até o momento, foram três vitórias, um empate e apenas uma derrota. Porém, se dentro de campo o rendimento do Fluminense é positivo, fora dele não se pode dizer o mesmo. Utilizando o estádio na competição nacional, o clube das Laranjeiras acumulou um prejuízo de R$ 785.241,73.

Média de público pagante do Flu no Maraca foi de 10.969 (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Média de público pagante do Flu no Maraca foi de 10.969 (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Foto: Lance!

Destas cinco partidas realizadas no local, apenas uma teve saldo positivo nas finanças tricolores: no empate em 1 a 1 com o São Paulo, pela terceira rodada do Brasileiro, foram R$ 33.140,94 de lucro. Não por coincidência, foi o jogo com o maior público pagante, com 17.211.

O Tricolor tem uma média de público pagante de 10.969. Em entrevista ao LANCE! no início de abril, o então CEO Marcus Vinicius, que estava à frente da negociação com o Maracanã e deixou o cargo há mais ou menos um mês, diante da crise política, havia revelado que, nas conversas com o consórcio, os números apontavam que, para que o Flu ficasse no "0 a 0 financeiro", o ideal seria ter, mais ou menos, 18 mil espectadores.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já divulgou os locais das partidas até a rodada 19 do Brasileiro e, após a Copa do Mundo, o Fluminense já tem três partidas confirmadas para o Maracanã, contra Palmeiras (rodada 15), Bahia (17) e Internacional (18).

Vale lembrar, por outro lado, que alguns planos de sócios dão 100% de desconto no valor do ingresso, que não é contabilizado na bilheteria, mas chega aos caixas do clube. A diretoria tricolor vem tendo conversas constantes com o Consórcio Maracanã para definir alguns pontos da parceria.

Lucro no clássico

Além do jogo com o São Paulo, o Fluminense lucrou em mais uma partida como mandante, mas este compromisso não foi no Rio de Janeiro. No clássico com o Flamengo, que aconteceu em Brasília, o Tricolor embolsou R$ 500 mil de uma cota fixa pela venda do mando.

O duelo aconteceu no Mané Garrincha por ter sido cedido à "Roni 7 Consultoria Esportiva" devido a uma dívida de 2016, ainda na gestão do presidente Peter Siemsen. À época, a então diretoria havia vendido seis compromissos do Tricolor, mas não cumpriu com todo o contrato, tendo feito apenas cinco.

A solução encontrada pelo presidente Pedro Abad foi a venda do clássico que aconteceu no começo do mês e, segundo o próprio Roni, entre a empresa e o Flu "está tudo certo".

Flu como mandante no clássico

Cruzeiro

O primeiro duelo do Flu no Maracanã foi contra o Cruzeiro. Com um a menos em boa parte do jogo, o Tricolor venceu por 1 a 0. O jogo teve 8.671 pagantes.

São Paulo

Diante do São Paulo, na terceira rodada, o jovem Pedro marcou no fim e evitou a derrota no Maracanã. O duelo teve 17.211 torcedores pagantes.

Atlético-PR

Contra o Atlético-PR, triunfo por 2 a 0, com um gol contra e um de Marcos Junior. Na arquibancada, 8.364 tricolores pagantes.

Chapecoense

O Flu encarou a Chapecoense, venceu por 3 a 1 e quebrou o tabu de nunca ter vencido o time catarinense. Jogo teve 13.165 pagantes.

Clássico

O clássico com o Flamengo foi realizado em Brasília. O time tricolor acabou perdendo por 2 a 0. Financeiramente, levou R$ 500 mil pela venda do mando à

empresa de Roni.

Santos

Na última quarta-feira, de volta ao Maracanã, contra o Santos, derrota por 1 a 0 diante de 6.745 torcedores pagantes.

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