PUBLICIDADE

LANCE!

Lineker confia em Kane artilheiro da Copa e fala de peso da braçadeira

Ex-atacante é o único inglês goleador de uma Copa do Mundo. Camisa 9 é a esperança

17 jun 2018 - 07h07
Compartilhar
Exibir comentários

Com a terceira menor média de idade da Copa do Mundo, a Inglaterra estreia na Copa do Mundo somente na segunda-feira, quando enfrenta a Tunísia, às 15h (de Brasília), em Volgogrado. A equipe quer voltar a ser protoganista na competição, na qual foi campeã somente em 1966, quando foi sede.

Em 2018, os holofotes estarão voltados para Harry Kane, artilheiro do Tottenham e principal jogador da seleção. Tanto que o técnico Gareth Southgate confiou ao atacante, de apenas 24 anos, a missão de envergar a braçadeira de capitão, mesmo tendo jogadores mais experientes no grupo, como o zagueiro Gary Cahill (32), Kyle Walter (28) e Jordan Henderson (27).

Kane sabe da responsabilidade que tem na Copa do Mundo da Rússia. Ele já deixou claro que deseja apagar a imagem deixada pelos ingleses nas últimas competições oficiais. Em 2014, caiu ainda na fase de grupos ao perder para Itália e Uruguai e empatar com a Costa Rica. Na Eurocopa de 2016, foi eliminada pela estreante Islândia nas oitavas de final.

- Pessoalmente, é uma história que eu quero mudar. Se tudo der certo, farei isso agora - afirmou Harry Kane, à imprensa inglesa.

Kane é considerado pela mídia esportiva mundial como um dos favoritos para ser o artilheiro da Copa do Mundo. O "Furacão" recebeu o apoio de Gary Lineker, único inglês na história a ter sido o goleador de um Mundial. Em 1986, o ex-jogador de Leicester, Everton, Barcelona e Tottenham marcou seis vezes. Porém, os britânicos caíram nas quartas de final, perdendo para a Argentina por 2 a 1, dois gols de Diego Maradona, no famoso jogo da "Mão de Deus".

Lineker fez seis gols em 1986 pela Inglaterra (Foto: AFP)

O atacante do Tottenham tem 24 partidas pela Inglaterra e 13 gols. Nenhum deles marcado em um grande torneio, como a Copa do Mundo, onde a lenda dos principais goleadores é criada. Mas Lineker confia no seu "sucessor".

- Kane é o talismã da Inglaterra e ele não terá medo do desafio. No momento da verdade, essa fração de segundo que separa os principais artilheiros do resto, invariavelmente ele entrega. Seu registro nos últimos quatro anos é fantástico - declarou Lineker, ao jornal "Daily Mirror":

- A Chuteira de Ouro não é o principal objetivo da Copa do Mundo, mas é necessário ir longe para vencê-la. Às vezes você precisa de um momento de luz, onde tudo se encaixe perfeitamente. Não tivemos muitas alegrias em nossos primeiros jogos em 1986, mas depois fiz boa parceria com Peter Beardsley e tudo se encaixou - disse o artilheiro de 1986:

Lineker fez questão de ressaltar que o jogador não vai com o objetivo de marcar em todos as partidas.

- Você não está indo para marcar em cinco ou seis jogos em sequência para ganhar a Bola de Ouro. Então, você provavelmente precisará de um jogo bizarro para marcar - completou Lineker, autor de um hat-trick em 1986 diante da Polônia com apenas meia hora de jogo.

LINEKER DESQUALIFICA FAIXA DE CAPITÃO

Para o ex-atacante, a braçadeira de capitão não tem tanto peso para um jogador.

- A realidade é que não faz nenhuma diferença em campo. Ficamos obcecados com isso, mas a braçadeira de capitão não vem com poderes místicos especiais que fazem você correr mais rápido ou pular mais alto - disse Lineker, antes de completar:

Kane usa a braçadeira de capitão (Foto: Reprodução / Twitter)

- Depois de meia hora contra a Bélgica ou quem quer que seja, Harry Kane não vai dizer: 'Certo, rapazes, estamos mudando para 3-5-2'. Esse é o trabalho do técnico. Você, como capitão, não tem voz nas táticas. Isso é um fato. Mas no caso de Harry, ele não será sobrecarregado pela responsabilidade. Ele já é um dos melhores no negócio no que faz.

Por fim, Lineker tratou de elogiar Harry Kane mais uma vez.

- Eu gosto da fome dele, eu gosto do jeito que ele não fica muito eufórico quando ele faz bem ou muito baixo quando as coisas vão contra ele. E não há algo do seu jogo que você chamaria de fraqueza.

TEMPORADA DE KANE

Harry Kane foi um dos grandes destaques do Tottenham, terceiro colocado do Campeonato Inglês. Foram 41 gols em 48 jogos, e o número poderia ser ainda maior.

Em março, Harry Kane sofreu uma lesão no ligamento lateral do tornozelo direito na goleada do Tottenham por 4 a 1 sobre o Bournemouth. Na ocasião, surgiu a dúvida sobre sua participação na Copa, uma vez que ele saiu do estádio com auxílio de muletas.

A previsão inicial era de que voltaria a atuar somente em maio, mas Kane recuperou-se rápido e esteve em campo no início de abril. Até o fim do Campeonato Inglês, no dia 13 de maio, o "Furacão" deixou a sua marca em mais seis oportunidades.

Kane terminou como vice-artilheiro da Premier League, com 30 gols, dois atrás de Salah, do Liverpool. Na Liga dos Campeões, fez outros sete, mas o Tottenham caiu nas oitavas de final para a Juventus.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade