PUBLICIDADE

LANCE!

L! mostra dez pontos para entender o escândalo envolvendo Neymar

Acusação de estupro, crime virtual, discurso duplo, posição da CBF, opinião de Tite e articulação do pai: o caso envolve tratamento cauteloso e polarização nas redes sociais

4 jun 2019 - 14h47
Compartilhar
Exibir comentários

No último sábado, Neymar foi acusado por uma mulher de estupro, após um encontro entre os dois em Paris. Em resposta, o jogador divulgou um vídeo com fotos e mensagens trocadas com a mulher que o acusou. O caso tomou conta do noticiário mundial e é mais um episódio negativo na carreira do atacante do PSG.

Camisa 10 da Seleção Brasileira, o caso ganhou alvoroço nas redes sociais, mas é tratado com cautela pelas autoridades. O jogador foi intimado a depor por suspeita de crime virtual, enquanto a defesa nega o que disse a mulher e ressalta que a família do jogador sofreu extorsão. O L! aponta os principais pontos para entender o caso e seu desdobramento.

O QUE DISSE NEYMAR

Neymar disse que foi pego de surpresa (Foto: AFP)

No vídeo, o jogador diz que vai "expor tudo, toda a conversa (...), que é íntimo, mas é necessário abrir, é necessário para provar que realmente não aconteceu nada demais (...). O que aconteceu em um dia foi uma relação entre homem e mulher dentro de quatro paredes, algo que acontece com todo casal, e no dia seguinte não aconteceu nada demais, a gente continuou trocando mensagem". Neymar também disse que foi pego de surpresa.

A DEFESA

A defesa falou em extorsão (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

Gustavo Xisto, advogado de Neymar, defendeu o atleta em uma nota oficial. No documento, o advogado fala em extorsão, alegando que o advogado da mulher solicitou uma "compensação financeira ('cala boca') para que a suposta vítima não relatasse as alegadas agressões às Autoridades Policiais" e que não foi apresentado nenhum laudo médico ou um vídeo.

REAÇÃO DE NEYMAR

Neymar divulgou um vídeo com imagens e mensagens trocadas com a mulher (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A reação de Neymar após a imprensa ter divulgado a acusação de estupro foi a de divulgar um vídeo se defendendo e expondo uma conversa com a mulher envolvida. Com isso, o jogador foi intimado a depor pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informátiva (DRCI) do Rio de Janeiro para prestar esclarecimentos por suspeita de crime virtual e para prestar esclarecimentos.

O QUE DIZ A LEI

Neymar foi intimado a depor (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A lei 13.718 alterou o Código Penal, em 2018 e tornou crime, previsto pelo artigo 218-C, "distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informativa ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia".

O QUE DIZ A LEI II

Neymar pode ser julgado por crime virtual (Foto: AFP)

A defesa pode alegar que Neymar não teve a intenção de cometer o crime (dolo) e que por ter ocultado o rosto da mulher, a nudez e outras informações (como o nome) também não deveria responder criminalmente. Porém, a lei especifica que só não há crime quando a divulgação das fotos é apenas de "natureza jornalística, científica, cultural e acadêmica", o que não se aplica ao caso de Neymar.

LAUDO MÉDICO

O laudo aponta "hematomas e arranhadura nos glúteos" (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

Ao 'Jornal Nacional', Yasmin Pastore Abdalla, que se apresentou como representante da mulher, revelou um laudo médico que aponta queixas de dor no epigastro (região do estômago) devido a estresse emocional, além de hematomas e arranhaduras nos glúteos. O laudo também diagnostica transtorno ansioso e depressivo e traumatismos superficiais não especificados.

DISCURSO DUPLO

Neymar foi acusado de estupro (Foto: AFP)

O escritório Fernandes e Abreu Advogados rescindiu o contrato com a mulher e alegou que existiu um discurso divergente. Primeiro, ela disse que tinha sofrido uma agressão, mas não tinha mencionado o estupro, o que fez com que o escritório quisesse se afastar do caso: "Por raiva ou vingança, V. Sa. relatou no BO registrado em 31/05/2019 fatos descritos em desacordo com a realidade manifestada aos seus patronos, ou seja, compareceu à delegacia, relatando que teria sido vítima de estupro, quando, na realidade que nos foi demonstrada e ratificada por várias vezes, V. Sa. teria sido vítima de agressões."

A CONVERSA DA MULHER COM O ADVOGADO

A 'TV Globo' também divulgou uma conversa entre a mulher e o seu ex-advogado José Edgar da Cunha Bueno Filho. Ela aponta que queria jogar logo a acusação na mídia para "acabar com a carreira desse pipoqueiro", além de afirmar que foi estuprada e espancada por Neymar. O advogado ponderou que era melhor primeiro apresentar a denúncia, mas a mulher disse estar com raiva e que deveria "ter matado ele quando teve a chance".

NEYMAR PAI

Pai de Neymar tem influência direta na defesa do caso (Foto: Reprodução / Instagram)

Outra figura central de todo o escândalo é o pai de Neymar, tido como o principal estrategista e articulador da defesa do jogador. Neymar Pai chegou a declarar à 'Band' que preferia ser acusado de crime virtual do que de estupro, além de dizer que a mulher que fez a acusação é "maluca". O ex-advogado da mulher ainda ressaltou que as atitudes do pai de Neymar foram uma "armadilha com o objetivo de criar um álibi para o seu protegido'.

TITE E CBF

Tite com Neymar no treino (Foto: Divulgação)

Em meio a tudo isso, a Seleção Brasileira está se preparando para a Copa América. A CBF, através do presidente Rogério Caboclo, descartou a possibilidade de cortar o jogador da equipe, enquanto o técnico Tite ressaltou que não cabe a ele julgar Neymar e que os "assuntos pessoais" que já tratou com o atleta "foram sempre leais e verdadeiros".

Neymar é acusado de estupro (Foto: AFP)
Neymar é acusado de estupro (Foto: AFP)
Foto: Lance!
Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade