PUBLICIDADE

LANCE!

Jones domina Smith e mantém título no UFC 235; Usman faz história

Em luta monótona, Jon Jones dominou o desafiante e manteve o cinturão dos meio-pesados; Kamaru Usman se tornou o primeiro africano campeão do Ultimate

3 mar 2019 - 03h35
Compartilhar
Exibir comentários

Em sua primeira defesa de cinturão após reconquistar o título dos meio-pesados, Jon Jones confirmou o favoritismo e venceu Anthony Smith com tranquilidade na luta principal do UFC 235, neste sábado (2), na T-Mobile Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos. No co-main event, Kamaru Usman teve um amplo domínio sobre Tyron Woodley nos cinco rounds e conquistou o cinturão dos meio-médios do Ultimate. O lutador fez história ao se tornar o primeiro africano campeão da franquia. Estreante na organização, Ben Askren finalizou o ex-campeão Robbie Lawler em luta marcada por reviravolta e polêmica.

Jon Jones não teve dificuldades para vencer Anthony Smith e manter o título (Foto: Getty Images)
Jon Jones não teve dificuldades para vencer Anthony Smith e manter o título (Foto: Getty Images)
Foto: Lance!

O Brasil teve duas grandes vitórias no evento com Pedro Munhoz, que nocauteou o ex-campeão Cody Garbrandt na abertura do card principal, e Johnny Walker. O meio-pesado aplicou uma bela joelhada voadora em Misha Cirkunov para chegar ao terceiro triunfo no UFC. A peso-palha Polyana Viana foi derrotada por Hannah Cifers na primeira luta do card.

Jon Jones domina e mantém título

O primeiro round foi cadenciado por parte de Jon Jones, que controlou a distância e ainda tentou alguns chutes rodados. Anthony Smith fez algumas fintas para aplicar golpes, mas teve dificuldades para surpreender. No assalto seguinte, "Bones" acelerou o ritmo e colocou golpes contundentes, como um chute frontal que pegou no queixo do oponente.

Sem mostrar qualquer reação e força para atacar, Smith foi dominado amplamente por Jones. O dono do cinturão, por sinal, colocou os mais variados golpes para castigar o adversário tanto na luta em pé, como no grappling. No fim do quarto assalto, "Bones" aplicou uma joelhada ilegal e perdeu dois pontos. O desafiante retornou animado no último assalto, mas perdeu o gás e voltou a ser dominado no confronto. O campeão administrou e manteve o cinturão dos meio-pesados com o triunfo por decisão unânime dos jurados.

Usman conquista cinturão e faz história

Nos dois primeiros rounds, Kamaru Usman impôs, de forma dominante, o seu estilo de jogo. O nigeriano não teve dificuldade para derrubar Tyron Woodley. No chão, o africano não conectou tantos golpes, mas aplicou algumas cotoveladas precisas. "The Chosen One" iniciou o terceiro assalto se movimentando, mas logo "The Nigerian Nightmare" encurtou, fez o jogo de clinch e aplicou diversos socos na linha de cintura do norte-americano.

O panorama da luta seguiu o mesmo no quarto round, com Usman dominando as ações. Já no minuto final, o nigeriano fez uma blitz, colocou ganchos e uppercut que fizeram Woodley balançar no octógono. No quinto assalto, Kamaru manteve o domínio e conquistou o título dos meio-médios do UFC. Junto com os familiares, o lutador agradeceu aos treinadores.

Askren finaliza Lawler; chinesa brilha

Sem colocar nenhum golpe, Ben Askren encurtou e pegou as costas de Robbie Lawler, no entanto, o ex-campeão suspendeu o oponente e o cravou no chão. Na sequência, acertou diversos golpes e, por pouco, não encerrou o embate. Após absorver os ataques, inclusive uma joelhada, "Funky" impôs o seu jogo de grappling, foi progredindo, derrubou e encaixou a popular gravata de porteiro para finalizar "Ruthless". Lawler questionou o árbitro Herb Dean, afirmado que "estava na luta". Askren estreia com vitória no Ultimate.

A chinesa Weili Zhang teve uma performance dominante contra Tecia Torres. A asiática soube controlar a distância, colocou golpes contundentes e ainda foi mais ativa na luta agarrada. No fim, venceu por decisão unânime e chegou ao terceiro triunfo no UFC.

Pedro Munhoz nocauteia ex-campeão

No primeiro minuto, Pedro Munhoz bloqueou um chute de Cody Grabrandt, aplicou um golpe e tentou encaixar uma chave de pé. Na sequência, mostrando um pouco mais de velocidade, o ex-campeão colocou alguns jabs, enquanto o paulista respondia com low kicks. Após o brasileiro conquistar um knockdown, "No Love" foi para o tudo ou nada e os dois começaram uma trocação franca e insana nos segundos finais. Pedro levou e melhor e acertou um belo cruzado para nocautear o oponente e pedir o title shot no peso-galo.

Johnny Walker volta a brilhar no UFC

Mais uma vez de forma brilhante, Johnny Walker mostrou toda a sua qualidade técnica dentro do Ultimate para nocautear Misha Cirkunov. Em seu primeiro movimento de ataque no combate, o brasileiro acertou uma joelhada voadora e ainda conectou mais alguns golpes para sacramentar a terceira vitória no UFC - sendo todas por nocaute no primeiro round. Durante a comemoração pela vitória, o lutador deslocou o ombro.

Nocautes e vitória da sensação russa

No encerramento do card preliminar, Zabit Magomedsharipov fez uma luta estratégica para superar Jeremy Stephens por decisão unânime. O russo manteve o controle em pé no primeiro round, no segundo derrubou e tentou finalizar. Já no último assalto, manteve a distância e conectou bons golpes. Essa é a quinta vitória seguida do europeu no UFC.

Em luta morna no card preliminar, Cody Stamann dominou as ações contra Alejandro Perez e venceu por decisão unânime dos jurados depois de três rounds. Após um começo de trocação franca, o experiente Diego Sanchez passou a impor o seu ritmo de luta contra a promessa Mickey Gall. Já no segundo round, após fazer uma boa transição no chão, "The Nightmare" foi para o ground and pound e chegou a vitória por nocaute técnico.

Após Charles Byrd entrar na single leg e deixar a cabeça exposta, Edmen Shahbazyan conectou uma série de cotoveladas que fizeram o adversário sentir e deixar a posição. Na sequência, o armênio ainda colocou mais um golpe até o árbitro intervir ainda no round inicial. Com uma performance incrível, Macy Chiasson derrotou Gina Mazany por nocaute técnico no primeiro round. A lutadora conectou bons golpes que derrubaram a oponente e conferiu mais alguns socos no ground and pound até o árbitro encerrar a luta.

Polyana perde na decisão dividida

O round inicial foi marcado por ações em pé. Hannah Cifers, na metade inicial do assalto, encontrou o time e conectou bons golpes, mas Polyana Viana tentou chamar para a guarda. A norte-americana não aceitou a luta de chão e, na sequência, com alguns golpes, incluindo na linha de cintura, acertou um direto que levou a "Dama de Ferro" ao solo.

Para o segundo assalto, a brasileira voltou mais agressiva e conectou os golpes mais contundentes. No chão, Polyana, mesmo na guarda, colocou socos, cotoveladas e foi castigando Cifers. Já para o último round, a norte-americana, que tinha uma envergadura menor, encontrou a distância, entrava com o golpe e saia do raio de ação da paraense. A "Dama de Ferro", que usava a guarda-baixa durante todo o combate, tentava explorar combinações de jabs, diretos e chutes. No fim, por decisão dividida dos jurados, Cifers venceu a primeira no UFC. Já Polyana conhece a segunda derrota seguida na franquia.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade