PUBLICIDADE

LANCE!

Ironman Brasil 2019: prova terá elite e legião de atletas em Florianópolis

Competição terá cerca de 1500 atletas e será disputada domingo, em Jurerê Internacional. Na Elite, serão 25 homens e cinco mulheres. Prova classifica para o Mundial no Havaí

23 mai 2019 - 16h56
Compartilhar
Exibir comentários

Considerada a mais tradicional e forte prova de triathlon do país, o Ironman Brasil será disputado domingo, 26/5, em Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC). Triatletas profissionais e amadores de 38 países participarão da 19ª edição da prova, com destaque para a Elite, que contará com 30 competidores, sendo 25 no masculino e cinco no feminino. Nomes fortes no circuito internacional estão confirmados e prometem boas disputas pelo topo do pódio.

Atletas preparados para a largada, que começa com a natação (Crédito: Fábio Falconi/Unlimited Sports/Divulgação)
Atletas preparados para a largada, que começa com a natação (Crédito: Fábio Falconi/Unlimited Sports/Divulgação)
Foto: Lance!

A prova terá 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida. A largada será às 6h45 para a Elite masculino, largando a Elite feminino às 6h50 e a Faixa Etária, em grupos, a partir das 7h, com tempo limite de conclusão de 17 horas. Vale destacar que o Ironman Brasil 2019 classificará atletas da Elite também amadores para o Mundial Ironman 2019, em outubro, no Havaí.

No masculino, as atrações serão os americanos Andrew Potts, campeão pan-americano no Rio de Janeiro e do Mundial 70.3, ambos em 2007, do Ironman do Canadá (2016) e seis vezes top 10 em Kona (Havaí), e Justin Metzler, terceiro no Ironman 70.3 Bariloche (2019); o francês Cyril Viennot, campeão mundial de longa distância (2015) e vencedor do Ironman da Dinamarca (2018) e Ironman 70.3 Peru (2018); o dinamarquês Mikkel Mortensen, campeão mundial de Longa Distância (2018) e prata no Mundial Ironman Kona (25/29 anos); e o britânico William Clarke, campeão olímpico em Pequim (2008) e terceiro no Ironman do Texas (18).

Christian Carletto (ARG), Gustavo Rodriguez Iglesias (ESP), terceiro no Ironman de Wales (2018), Jason Pohl (CAN), José Estrangeiro (POR), Roberto Rivera (CHI) e Urs Mueller (SUI) completam a relação de estrangeiros inscritos no masculino. Já no feminino, destaque para a canadense Jennifer Lentzke, quinta no Ironman de Ontário (15).

O Brasil terá alguns de seus melhores nomes em provas de longa distância. O favorito é Igor Amorelli, campeão do Ironman Brasil em 2014 e vice em 2018, além de bicampeão do 70.3 Florianópolis (18/19) entre títulos internacionais.

- No triathlon de longa distância o psicológico é fundamental na hora da prova. A cabeça tem que estar muito boa para encarar o desafio de quase 8 horas de prova. Espero fazer uma grande prova e ter um bom resultado. Meu sonho é ser campeão mundial - revela Amorelli.

Também brigarão pelo titulo Guilherme Manocchio, campeão do Ironman Fortaleza (14) e do Ironman da Dinamarca (15); e Thiago Vinhal, melhor brasileiro na história do Mundial Ironman de Kona, com o 13º lugar em 2017, e terceiro colocado no Ironman Brasil em 2018.

Também representarão o país no masculino atletas experientes como Bruno Matheus, Danilo Melo, Eduardo Lass, Felipe Manente, Frank Silvestrin, Iuri Vinuto, Luis Henrique Ohde, Luiz Francisco Paiva Ferreira, Paulo Roberto Maciel da Silva e Vinicius Canhedo.

Serão quatro brasileiras lutando por um título no feminino. Pâmella Oliveira, bicampeã do Ironman 70.3 Florianópolis e do Ironman 70.3 Rio de Janeiro e quarta colocada no Mundial de 70.3 em 2018 abre a lista, que ainda terá Bruna Mahn, terceira colocada e melhor brasileira no Ironman Brasil 2018, Gisele Bertucci e Julia Kruger Romariz. O triatlo feminino brasileiro soma três conquistas na prova: Fernanda Keller (2004 e 2008) e Ariane Monticeli (2015).

Uma das patrocinadoras da prova, a Mizuno prepara uma grande estrutura para atender ao público e aos atletas em Florianópolis. O Clube Doze de Agosto será o local da área de transição e chegada, além de abrigar a Expo, que contará com uma série de atrações como espaço de relax com quick massage e puffs com reflexologia, DJ, distribuição de tattoos temporárias, e personalização de camisetas compradas na loja oficial. Haverá também um treino aberto para atletas e convidados, no dia 24, e uma palestra sobre o esporte.

- Não existe nenhum atleta mais focado em desempenho e dedicação aos treinos como aquele que está em preparação para um Ironman. Por isso trabalhamos junto a essa modalidade para promovermos a melhor experiência possível dentro e fora da competição - diz Eduardo Oliveira, gerente de Marketing Esportivo da Mizuno.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade