0

Início, grupos e sedes da Liga Sul-Americana de basquete são definidos

Competição terá os brasileiros Flamengo, Bauru, Franca e Minas na disputa. Grupos, sedes e datas foram anunciadas pela FIBA Américas, nesta quarta-feira

30 ago 2018
15h12
atualizado às 15h33
  • separator
  • comentários

A FIBA Américas anunciou na última quarta-feira os grupos e datas da próxima edição da Liga Sul-Americana de basquete. A competição, que contará com quatro equipes brasileiras, terá início na primeira semana de outubro. Flamengo, Bauru e Franca conquistaram suas vagas por conta da classificação no último NBB, no qual terminaram em terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente. Já o Minas, que ficou em sétimo, herdou uma vaga após a desistência de um time venezuelano. A vaga que ficou com o Brasil seria do Caxias do Sul, mas a equipe encerrou as atividades por falta de recursos.

Time do Flamengo vai disputar primeira fase da Liga Sul-Americana em Montevidéu (Foto: Staff Images/Flamengo)
Time do Flamengo vai disputar primeira fase da Liga Sul-Americana em Montevidéu (Foto: Staff Images/Flamengo)
Foto: Lance!

O Brasil tem dominado a Liga Sul-Americana. Foram 19 presenças de times do país em um total de 22 finais disputadas. Desde a criação do NBB, já foram seis títulos de equipes brazucas: Flamengo, em 2009, Brasília, em 2010, 2013 e 2015, Bauru Basket, em 2014 e Mogi das Cruzes, em 2016.

O torneio será disputado da seguinte maneira: a primeira fase classifica os dois melhores colocados dos grupos A, C e D, junto com o melhor terceiro colocado destes grupos. No B, apenas o melhor avança. Na fase seguinte, as oito melhores equipes serão divididas em dois grupos de quatro. A disputa será entre eles, todos contra todos. As vencedoras de cada grupo se enfrentam na grande final, em três partidas.

O primeiro time brasileiro a entrar em quadra será o Franca, que sedia o Grupo A, no Ginásio Pedrocão, entre os dias 2 e 4 de outubro. O Minas será o segundo, no Grupo C, que também tem o Bauru. As equipes vão jogar em Cáli, na Colômbia, entre os dias 16 e 18 de outubro.

O Grupo B não tem brasileiros e terá jogos em Macas, no Equador, entre os dias 9 e 11 de outubro. Por último, é a vez do Flamengo, no Grupo D, em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 21 e 23 de outubro.

Confira os grupos!

GRUPO A - São Paulo, Brasil
Franca (BRA)
Instituto (ARG)
Leones de Quilpué (CHI)
Agualda (URU)

GRUPO B - Macas, Equador
ICANN de Macas (EQU)
Olímpia (PAR)
Regatas Lima (PER)
Campeão da liga boliviana - ainda não definido.

GRUPO C - Cáli, Colômbia
Minas (BRA)
Bauru (BRA)
Fast Break del Valle (COL)
Quimsa (ARG)

GRUPO D - Montevidéu, Uruguai
Flamengo (BRA)
Goes (URU)
Libertad de Sunchales (ARG)
Welcome (URU)

Lance!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade