PUBLICIDADE

LANCE!

Goleiro Alex Muralha reencontra clube que originou o seu apelido

Hoje no Coritiba, jogador começou a ser conhecido como Muralha no Comercial, por grande atuação diante do Botafogo-SP, adversário desta rodada na Série B do Brasileirão

1 nov 2019 - 11h23
Compartilhar
Exibir comentários

Os apelidos fazem do futebol um esporte ainda mais apaixonante. Nesta sexta-feira (1), o goleiro Alex Muralha, entrará em ação pelo Coritiba contra o Botafogo de Ribeirão Preto, pela Série B do Brasileirão. E foi exatamente em um duelo contra o Pantera, em 2012, que uma atuação memorável do arqueiro serviu como inspiração para o apelido que leva até hoje em sua camisa.

Alex Muralha passou a ter o apelido pela grande atuação contra o Botafogo-SP (Foto:Reprodução)
Alex Muralha passou a ter o apelido pela grande atuação contra o Botafogo-SP (Foto:Reprodução)
Foto: Lance!

Na época, Alex defendia o Comercial, tradicional rival do Botafogo. O clássico "Come-Fogo" é um evento que costuma mobilizar a cidade situada no interior de São Paulo, e há 25 anos as duas equipes não se enfrentavam em um confronto válido pela elite do Campeonato Paulista.

Quando o placar marcava 1 a 1, o Botafogo teve um pênalti para bater e voltar à frente do marcador. Alex defendeu e, logo em seguida, faz um milagre no rebote para evitar o gol. O lance continua em um contra-ataque do Comercial que termina no arremate de Elionar Bombinha para virar a partida no estádio do rival e decretar o triunfo por 2 a 1.

O duelo serviu como inspiração para torcedores do Comercial passarem a chamar Alex de Muralha. O time acabou rebaixado naquele Paulistão e, no ano seguinte, na última rodada da Série A-2 de 2013, os torcedores estenderam uma bandeira que mudaria a vida do goleiro, com os dizeres: "Alex, a Muralha". Assim, o que antes era algo limitado à torcida do clube passou a se tornar a forma que Alex ficaria conhecido no Brasil e no mundo.O apelido ganhou ainda mais projeção anos depois, quando Muralha defendeu o Figueirense na Série A do Campeonato Brasileiro. Mas o carinho pelos torcedores do Comercial, responsáveis pela criação do termo, continua presente.

- Esse apelido mudou a minha carreira. Gosto muito dele e, por onde passo, sou chamado de Muralha, não de Alex. Ele coloca um certo peso para um goleiro, mas com certeza esse gesto da torcida me deu confiança e mostrou que estava trilhando um caminho bonito no futebol.

Na volta à Ribeirão Preto, o goleiro novamente enfrentará o Botafogo, mas agora com a camisa do Coritiba. O embate será um daqueles jogos de "seis pontos", já que os dois clubes brigam por uma vaga entre os quatro primeiros colocados. Uma nova atuação de Muralha em alto nível no estádio, como fez em 2012, ajudará o Coxa e se consolidar no G-4 da Série B.

- Entrar em campo novamente em Ribeirão Preto com certeza será especial. Guardo com muito carinho o período que passei no Comercial e tenho boas lembranças da cidade. Será um jogo complicado, mas espero ter um bom desempenho para ajudar o Coritiba a somar mais três pontos em busca do acesso - destaca o goleiro.

Botafogo-SP e Coritiba medem forças nesta sexta-feira (1), às 19h15, pela 32ª rodada do Brasileirão Série B.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade