PUBLICIDADE

LANCE!

Foi num Vasco x Avaí: a pior derrota do Cruz-Maltino em São Januário

Em 2014, contra o mesmo adversário desta quinta-feira, pela Copa do Brasil, o Vasco perdeu por 5 a 0, pela Série B do Brasileirão. O LANCE! reconta aquela história

12 mar 2019 - 08h04
(atualizado às 08h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Faz quatro anos e meio. Pela última rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco recebia o Avaí no mesmo São Januário que será o palco do duelo entre as equipes nesta quinta. Desta vez, pela Copa do Brasil. Naquela ocasião, a maior derrota já sofrida pelo Cruz-Maltino em seu estádio: 5 a 0.

A tarde daquele sábado foi desastrosa para a equipe cruz-maltina (Foto: Divulgação/Avaí)
A tarde daquele sábado foi desastrosa para a equipe cruz-maltina (Foto: Divulgação/Avaí)
Foto: Lance!

O Gigante da Colina vivia, em 2014, seu segundo rebaixamento. O ambiente pesado dos bastidores do clube se refletia em campo também porque a equipe não conseguia evoluir. Sob as ordens de Adilson Batista, o time chegou para aquela rodada na segunda posição, mas com oito empates na conta.

Com a goleada para o Avaí numa Série B equilibrada, o time caiu para quarto. A três pontos do líder, o Ceará, e somente um à frente da Ponte Preta, a primeira equipe fora do G4. O treinador, logo após a partida, pediu demissão, e reclamou nunca ter tido grande apoio por parte da torcida.

- Confesso que parte da torcida nunca gostou do meu nome, nunca me apoiou, nunca me incentivou. Penso na instituição. Às vezes é melhor você sair para que as coisas fluam um pouquinho melhor, jogar com mais paz - refletiu, ainda na sala de imprensa.Aquela tarde foi tecnicamente trágica para o Cruz-Maltino. Dois gols sofridos após bolas cruzadas na área, outros dois de cobranças diretamente para o gol e ainda teve um contra-ataque no qual a zaga vascaína se atrapalhou. Douglas, maestro da equipe à época, ainda perdeu um pênalti. E o zagueiro Luan, hoje no Palmeiras, foi expulso.

Joel Santana assumiria aquele time, mas pouco mudaria. Aquele elenco com poucos jogadores velozes terminou a Série B em terceiro lugar, logo classificado à elite nacional novamente, mas passou longe de encher os olhos do torcedor. Vaiado no empate que garantiu o acesso, somou, no total, 16 vitórias, 15 empates e sete derrotas.

Daquele elenco, Martin Silva deixou o clube recentemente, Thalles está emprestado à Ponte Preta e Henrique continua no grupo. Hoje, reserva de Danilo Barcelos. Do outro lado, Geninho era o técnico. Deixou o clube, mas está na segunda passagem pela equipe de Santa Catarina.

FICHA TÉCNICA

VASCO 0 X 5 AVAÍ

Data: 30/08/2014

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)

Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Fabio Pereira (TO)

Renda e público: R$ 213.300,00 / 7.796 pagantes e 9346 presentes

Cartões amarelos: Aranda, Fabrício, Rafael Silva (VAS); Diego Jardel (AVA)

Cartões vermelhos: Luan (VAS)

Gols: Anderson Lopes, 37'/1ºT (0-1); Diego Felipe, 41'/1ºT (0-2); Diego Jardel, 20'/2ºT (0-3); Diego Felipe, 24'/2ºT (0-4); Roberto, 41'/2ºT (0-5)

VASCO

Martin Silva, André Rocha (Rafael Vaz, 23'/2ºT), Luan, Douglas Silva e Lorran; Aranda, Fabrício, Dakson (Edmilson, 25'/2ºT) e Douglas; Guilherme Biteco (Rafael Silva, Intervalo) e Thalles - Técnico: Adilson Batista.

AVAÍ

Vagner; Bocão (Abuda, 35'/2ºT), Antonio Carlos, Pablo e Marrone; Eduardo Costa, Eduardo Neto, Diego Felipe e Diego Jardel (João Filipe, 35'/2ºT); Anderson Lopes e Paulo Sérgio (Roberto, 19'/2ºT) - Técnico: Geninho.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade