PUBLICIDADE

Liverpool

Entenda o que está em jogo na final da Liga dos Campeões

O Liverpool tem cinco taças e vive seca de 13 anos. Um deles foi sobre o mesmo Real Madrid, que quer 'revanche' e enfileirar recordes

25 mai 2018 - 18h02
(atualizado às 18h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Há muitos ingredientes, além da importância do jogo em si e do duelo entre Cristiano Ronaldo e Salah, para valorizar a final da Champions League, neste sábado (26), às 15h45, entre Real Madrid e Liverpool, em Kiev, na Ucrânia.

Bola da final da Liga dos Campeões de 2018, que será disputada em Kiev, na Ucrânia
Bola da final da Liga dos Campeões de 2018, que será disputada em Kiev, na Ucrânia
Foto: Michael Regan/Getty Images / Getty Images

Os finalistas são gigantes na Europa e estão entre os três maiores vencedores da competição, mas no histórico recente, um enfileira taças, enquanto o Liverpool amarga uma considerável seca de 13 anos sem levantar a Orelhuda. O Real Madrid é o maior vencedor, com 12 taças, sendo três nos últimos quatro anos (2013/2014; 2015/2016 e 2016/2017). Já os Reds têm cinco títulos, atrás ainda do Milan (7) e empatado com Barcelona e Bayern de Munique.

A seca do Liverpool contrasta não só com a fase magnífica do Real, mas também com a fase do futebol espanhol, que ganhou o torneio nas últimas quatro edições. O Barcelona ficou com o troféu em 2014/2015.

Chegou a vez do 'troco'?

O Real Madrid não é só um monstro de títulos. É ainda o time com mais finais da competição. São 15, com apenas três vices. Um deles, na temporada 80/81, os Merengues perderam justamente para o Liverpool. 37 anos depois...chegou a vez dos espanhóis levarem a melhor?

Possíveis recordes do Real

Se for campeão, o Liverpool impedirá uma série de recordes do Real Madrid oude seus jogadores e do técnico. A começar pela sequência de conquistas: chegar a três taças não é novidade para os Merengues (que tiveram cinco na década de 50) nem para o Ajax (71 e 73) e o Bayern de Munique (74 a 76), mas é o primeiro no formato atual da competição, com fase de grupos.

Se o Real for campeão, o português Cristiano Ronaldo chegará a cinco taças e igualará nove jogadores do mesmo Madrid, penta na década de 50. Mas, ficará atrás ainda de Francisco Gento, que ganhou os cinco e mais uma na década de 60, pelo mesmo Real Madrid. A diferença é que CR7 alcançaria a marca por duas equipes diferentes: tem ainda um com o Manchester United, em 2007/2008.

Se forem campeões, Marcelo e Casemiro chegarão ao quarto título da competição e se tornarão os brasileiros com mais conquistas na competição, passando Daniel Alves, Sávio e Roberto Carlos.

Se for campeão, Zidane será o primeiro treinador a engatar três conquistas seguidas. Com um detalhe: nos três primeiros anos como treinador de um grande time. Antes, comandava o Real Madrid B. Ele ainda se igualará a

Bob Paisley e Carlo Ancelotti, como os treinadores com mais títulos.

FICHA TÉCNICA

REAL MADRID X LIVERPOOL

Local: Estádio Olímpico de Kiev, em Kiev (UCR)

Data-Hora: 26/5/2018 - 15h45

Árbitro: Milorad Mazic (SER)

Auxiliares: Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (SER)

REAL MADRID: Navas; Carvajal, Varane, Ramos, Marcelo; Casemiro, Kroos, Modrić, Isco; Ronaldo, Bale. Téc: Zidane.

LIVERPOOL: Karius; Alexander-Arnold, Van Dijk, Lovren, Robertson; Henderson, Milner, Wijnaldum; Mané, Firmino, Salah. Téc: Jurgen Klopp

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade