PUBLICIDADE

LANCE!

Especialistas falam sobre convocação de Tite para Seleção Brasileira

Treinador escolhe 23 jogadores para formar elenco do Brasil na Copa do Mundo da Rússia. Colunistas fazem análise dos nomes selecionados pelo técnico nesta segunda

14 mai 2018 - 18h41
(atualizado às 18h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O técnico Tite da Seleção Brasileira anunciou, nesta segunda-feira, a lista de convocados para a Copa do Mundo da Rússia. Ao todo, o treinador escolheu 23 jogadores para disputar a competição. Apenas três deles jogam no Brasil. É o caso de Cássio e Fágner, no Corinthians, e Pedro Geromel, no Grêmio.

Tite chama 23 atletas para a Copa do Mundo da Rússia (Foto: Luciano Belford/AGIF/Lancepress!)
Tite chama 23 atletas para a Copa do Mundo da Rússia (Foto: Luciano Belford/AGIF/Lancepress!)
Foto: Lance!

Os outros 20 nomes são formados pelos goleiros Alisson (Roma) e Ederson (Manchester City) e pelos laterais Danilo (Manchester City), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid). Também estão à disposição de Tite os zagueiros Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e os volantes Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Barcelona) e Fred (Shakhtar Donetsk). Os meias selecionados foram Renato Augusto (Beijing Guoan), Philippe Coutinho (Barcelona) e Willian (Chelsea). Já os atacantes escolhidos foram Neymar (PSG), Gabriel Jesus (Manchester City), Douglas Costa (Juventus), Roberto Firmino (Liverpool) e Taison (Shakhtar Donetsk).

A convocação de Tite não surpreendeu João Carlos Assumpção. O colunista do "Blog do Janca" afirmou que já imaginava que o comandante optaria por estes atletas.

- Esperada a convocação de Tite. Eu particularmente tenho objeções aos três goleiros chamados, Vanderlei estaria entre eles, e tampouco chamaria Fagner na lateral. Mas respeito a decisão do técnico, que convive com os atletas no dia a dia, e sei que unanimidade não existe. Apesar de gostar de Rodrigo Caio como profissional, fico feliz que ele não tenha sido chamado. Há jogadores melhores para a defesa. Tite reconheceu isso na hora H - disse o jornalista.

O âncora do programa ESPN Agora, André Kfouri, enfatizou que as escolhas do técnico tem nexo, já que correspondem as necessidades do time brasileiro.

- A convocação foi coerente com aquilo que o Tite se propõe fazer na Copa do Mundo. As questões difíceis foram em duas situações. A primeira na escolha entre Arthur e Fred, e ele entendeu que precisa mais da infiltração do Fred, que é um jogador que ajuda nos movimentos ofensivos entre linhas. Arthur é de um valor extraordinário, mas é um jogador mais de base de jogada. A Seleção Brasileira precisa mais do tipo de movimento que o Fred faz. A outra situação foi: ou Juliano ou Taison. Aí entendo que o Tite pensou na pequena possibilidade de precisar desses dois jogadores na Copa. O Taison oferece mais, atacando pelos lados. É um jogador mais agudo, pode ser mais útil - afirmou o jornalista.

Já Eduardo Mansell, do "Blog do Mansell", sentiu falta de um nome na lista de Tite. Para o jornalista, o técnico não poderia ter deixado de lado um dos jogadores de maior destaque no futebol nacional.

- Não podemos dizer que tem surpresas na lista se analisarmos pelo lado da coerência. Entendo que Tite confie em jogadores com quem trabalhou. Mas nada justifica, por exemplo, a ausência de Luan. Mais grave do que aconteceu em 2010, quando Dunga foi pisoteado pela imprensa por deixar o Neymar de fora, que sequer tinha ainda torneios internacionais no currículo. Luan foi eleito o melhor jogador da última Copa Libertadores e da América, além de ter experiência com Seleção. Ele foi decisivo no ouro olímpico. Mudaria isso na convocação, que no mais não revela grandes sustos - afirmou Mansell.

O Brasil estreia contra a Suíça no domingo, dia 17 de junho, às 15h, em Rostov do Don. O segundo jogo da primeira fase ocorre numa sexta-feira, dia 22 de junho, às 9h, em São Petersburgo, contra Costa Rica.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade