PUBLICIDADE

LANCE!

Em time recheado de jovens, Vasco aposta em lideranças para balancear elenco

Com apenas uma contratação até o momento e no início do trabalho de Abel Braga, Cruz-Maltino espera que jogadores experientes ajudem na adaptação dos mais novos

14 jan 2020 - 07h02
Compartilhar
Exibir comentários

Os valores em caixa são baixos para o Vasco fazer a montagem de um elenco em 2020. Por isso, somado aos salários atrasados, a solução encontrada pelo clube foi apostar ainda mais forte na utilização das categorias de base para a temporada. No entanto, mais do que lapidar os jovens e dar confiança, o desafio do técnico Abel Braga será também mesclar a juventude com a experiência para balancear o time. E os líderes do grupo vão ser essenciais para o processo.

Abel Braga e Leandro Castan conversam durante treinamento do Vasco (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco)
Abel Braga e Leandro Castan conversam durante treinamento do Vasco (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco)
Foto: Lance!

Entre os mais experientes do atual elenco estão o goleiro Fernando Miguel, os laterais Yago Pikachu e Ramon, os zagueiros Leandro Castan, Breno - este ainda com situação indefinida - e Werley, os volantes Raul e Marcos Jr e o atacante Germán Cano. Alguns jogadores são mais jovens, mas já estavam no grupo há mais tempo, como os defensores Ricardo e Henrique, o meio-campista Andrey e os atacantes Marrony e Ribamar.

Castan, Pikachu e Fernando Miguel são três dos atletas mais importantes do grupo e vistos como lideranças dentro e fora de campo. Assim como no início de 2019, antes do Vasco focar em reforços mais experientes, os três vão ter papel fundamental na chegada dos mais novos. Jogadores como Talles Magno, Bruno Gomes e Gabriel Pec, os últimos a serem integrados por Luxemburgo no ano passado, já expressaram publicamente a relevância dos mais velhos.- Desde que cheguei sempre reparei nisso, que são meninos de muita qualidade. Fico feliz de estar participando desse começo da carreira deles com meu exemplo, uma palavra ali e outra aqui. O que eu puder ajudar, vou ajudá-los para eles poderem desempenhar bem o futebol - afirmou Castan.

- Hoje (segunda-feira) tem alguns jogadores para cortar o cabelo, o homem (Leandro Castan) falou que os novatos vão ter que cortar o cabelo. Eu consegui escapar, mas por um fio (risos). Mas ele ajuda bastante a gente, não só ele, como os outros jogadores mais velhos. Isso facilita, deixa o clima mais leve para gente fazer o que sabe de melhor - disse o atacante Lucas Santos em entrevista coletiva no CT do Almirante.

Até o momento, o Vasco se desfez de 24 jogadores entre os que não renovaram contrato, os que não renovaram o empréstimo, os que foram emprestados e os que não serão aproveitados. O plantel atual tem 33 atletas, sendo três deles já fora dos planos (Bruno César, Claudio Winck e Rafael Galhardo). O jovem Rafael França deve ser negociado. Vale lembrar que alguns atletas que estão na Copinha vão ser integrados. O zagueiro Miranda é o único garantido.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade