0

Dúvidas, certezas e preparação: Vadão convoca Seleção para a Copa

Mundial será na França de 7 de junho a 7 de julho; Brasil terá trio com Formiga, Cristiane e Marta pela última vez em Mundiais

16 mai 2019
06h05
  • separator
  • 0
  • comentários

A caminhada da Seleção Brasileira em busca do primeiro título da Copa do Mundo feminina se inicia nesta quinta-feira. Na sede da CBF, o técnico Oswaldo Fumeiro Alvarez, o Vadão, divulgará a lista final das convocadas para a competição. O Mundial na França, de 7 de junho a 7 de julho, será o último com o trio formado por Formiga, Cristiane e Marta.

Diferentemente da última edição, desta vez a Seleção iniciará o torneio carregando um peso de nove derrotas consecutivas na preparação para a Copa. Em 2015, as brasileiras chegaram ao Canadá em alta, como a sétima melhor equipe do mundo.

Trio é trunfo

Seleção feminina será convocada para a Copa do Mundo (Foto: ELSA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)
Seleção feminina será convocada para a Copa do Mundo (Foto: ELSA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)
Foto: Lance!

Formiga, Marta e Cristiane fazem trio pela última vez em Copas (Foto: Reprodução L!TV)

Apesar da preparação ruim, a Seleção Brasileira terá em campo jogadoras de muita qualidade. Como protagonistas da equipe, Formiga, Cristiane e Marta. A primeira chega à sétima Copa do Mundo, recorde que nenhum outro jogador ou jogadora alcançou. Aos 42 anos, a volante é a atleta mais velha a atuar em um Mundial.

Cristiane chega à quinta Copa também para se despedir da amarelinha. Atualmente no São Paulo, ela já anunciou que será a última vez em um Mundial. Seis vezes melhor do mundo, Marta também vai liderar a equipe. A despedida final do trio deverá ser nos Jogos Olímpicos de 2020, mas a Copa já começa a dar o tom do adeus.

As prováveis escolhidas

Andressa Alves será uma das convocadas (Foto: Divulgação)

Goleiras: Bárbara, Lelê, Aline;
Defensoras: Tamires, Poliana, Érika, Mônica, Letícia
Meio-campistas: Thaisa, Formiga, Andressinha, Andressa Alves
Atacantes: Marta, Cristiane, Debinha, Raquel, Adriana e Geyse

As dúvidas

Beatriz Zaneratto se recupera de lesão (Foto: Divulgação)

Apesar da lista estar praticamente fechada e parecida com as últimas convocações, alguns nomes ainda podem pintar como novidade. No gol, Luciana é uma alternativa entre as convocadas. Entre as defensoras, Rafaelle, Jucinara, Kathellen, Bruna Benites, Fabi, Joyce e Tayla são cotadas. No meio e no ataque, Camila, Luana, Juliana, Ludmilla e Beatriz Zaneratto podem aparecer.

Lesões

Cristiane faz reforço muscular (Foto: Divulgação)

Outro problema que a Seleção Brasileira precisará enfrentar são as lesões recentes e algumas jogadoras que ainda não se recuperaram delas. São os casos das zagueiras Bruna Benites e Rafaelle e as atacantes Cristiane e Bia Zaneratto.

As defensoras passaram por cirurgia no ligamento do joelho há mais ou menos cinco meses. Cristiane realiza aprimoramento físico para evitar novas lesões e Bia Zaneratto sofreu uma fratura na fíbula em março e corre contra o tempo para estar apta.

Preparação

Vadão é o técnico da Seleção feminina (Foto: Lucas Figueiredo/MowaPress)

A Seleção Brasileira inicia a preparação para a Copa do Mundo no dia 22 de maio, quando as jogadoras se apresentam na cidade portuguesa de Portimão. Os treinamentos vão acontecer no CT do Portimonense. A viagem para a França será no dia 5 de junho. A estreia brasileira é no dia 9 diante da Jamaica, em Grenoble. Depois, o Brasil encara a Austrália, dia 13 de junho, em Montpellier, e a Itália, dia 18, em Valenciennes, em partidas pelo Grupo C do Mundial.

Histórico

Brasil se prepara para mais uma Copa (Foto: ELSA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

O Brasil participou de todas as sete edições da Copa do Mundo. A melhor colocação foi conquistada em 2007, quando a Seleção perdeu a final para a Alemanha. No total em Mundiais, as brasileiras tem 18 vitórias, quatro empates e sete derrotas.

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade