PUBLICIDADE

LANCE!

Dumoulin, atual campeão, vence a primeira etapa do Giro da Itália

Chris Froome sofre acidente e tem estreia apagada. Britânico, que tenta marca histórica, segue às voltas com polêmica de doping

4 mai 2018 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários

Tom Dumoulin foi o grande vencedor da primeira etapa do 101º Giro da Itália (a primeira das três grandes voltas da temporada), realizada nesta sexta-feira e que pela primeira vez passa por Israel. A etapa foi um contrarrelógio e o holandês - que é o atual campeão da prova - fechou com 17m02s, dois segundos à frente do segundo colocado, o australiano Rohan Dennis (BMC). Em terceiro e quarto lugares, duas surpresas: o belga Victor Campenaerts (Lotto) e o português José Gonçalves (Katuscha).

Tom Dumoulin comemorou nesta sexta-feira (Foto: LUK BENIES / AFP)
Tom Dumoulin comemorou nesta sexta-feira (Foto: LUK BENIES / AFP)
Foto: Lance!

O britânico Chris Froome (da Sky e que tem no contrarrelógio a sua especialidade), sofreu um acidente no aquecimento. Mesmo assim ele completou a prova, mas 37 segundos atrás do vencedor. Froome, aliás, é o grande protagonista desta edição do Giro da Itália, tanto esportivamente quando em polêmica. Pelo lado esportivo, o atual tricampeão da Volta da França e vencedor da última edição da Volta da Espanha tenta se tornar o sexto ciclista a vencer a tríplice coroa do ciclismo (Itália/França/Espanha) e o terceiro a vencer as provas nobres de forma consegutiva (apenas o belga Eddie Mercx e o francês Bernard Hinault conseguiram). O lado polêmico é que Froome ainda segue sendo investigado pela Agencia Mundial Antidoping por uso de um broncodilatador, o salbutamol, em níveis acima do normal. Froome alegou que usou o remédio por causa de um problema renal e ganhou um recurso para estar na competição italiana. Caso seja considerado culpado, o seu resultado nesta prova pode ser anulado.

- É uma grande motivação poder ganhar as três grandes voltas seguidas. Não posso garantir, mas percebi nos últimos treinos que estou preparado para ganhar - disse Froome na coletiva de quinta-feira, tentando desviar das perguntas sobre doping.

A prova

Com Froome muito atrás, Dumoulin foi o protagonista, conseguindo, por dois segundos ganhar a "Maglia Rosa", camisa do líder.

- Sabia que poderia terminar em primeiro, pois era uma prova perfeita para mim, com muitas curvas e retas para recuperação, que é minha especialidade - disse o holandês.A segunda etapa ocorre neste sábado, entyre as cidades de Haifa e Tel Aviv. O Giro da Itália seguirá em Israel até domingo (Ber Sheeva-Eilat). A partir da quarta etapa (em Catania, na terça-feira) entrará em solo italiano.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade