PUBLICIDADE

LANCE!

Delegação da Coreia do Norte terá até 500 nomes nos Jogos de Inverno

Participação dos norte-coreanos na Olimpíada de Pyeongchang, na Coreia do Sul, foi anunciada em uma reunião entre os dois países na última terça-feira

11 jan 2018 - 18h59
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte confirmou na quarta-feira que deve enviar uma delegação de 400 a 500 pessoas, entre funcionários de alto escalão, jornalistas, atletas, torcida e equipes de demonstração de taekwondo para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, entre 9 e 25 de fevereiro. A estimativa é do primeiro-ministro sul-coreano, Lee Nak-yeon.

Delegações das Coreias do Norte e do Sul desfilaram juntas na Olimpíada de Sydney-2000 (Crédito: reprodução)
Delegações das Coreias do Norte e do Sul desfilaram juntas na Olimpíada de Sydney-2000 (Crédito: reprodução)
Foto: Lance!

De acordo com levantamento feito pelo "New York Times", nenhum grande astro deverá estar na lista.

Até agora, o país só qualificou dois atletas para a Olimpíada: a dupla de patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-sik. Eles perderam o prazo de inscrição, mas a expectativa é de que consigam a liberação pelo Comitê Olímpico Internacional (CO). A entidade deve autorizar a inscrição de outros atletas norte-coreanos como convidados.

O país tem histórico de participações esporádicas nos Jogos, desde 1964. Até hoje, só conquistou duas medalhas: prata na patinação de velocidade, em 1964, e bronze na patinação em velocidade em pista curta, em 1992.

Em 2014, a Coreia do Norte não classificou atletas para os Jogos de Sochi (RUS). Em 2010, seus dois participantes, um patinador artístico e um de velocidade, não passaram do nono lugar em suas provas.

O presidente do COI, Thomas Bach, comemorou a participação nos norte-coreanos nos Jogos. Os países vivem forte tensão há dois anos devido à intensificação dos programas nuclear e balístico de Pyongyang.

"Este é um grande avanço na Resolução da Trégua Olímpica aprovada pela Assembleia Geral da ONU. Agora, o COP deve tomar uma decisão para honrar esse compromisso", afirmou o dirigente alemão.Coreias podem desfilar juntas

Os atletas da Coreia do Norte e da Coreia do Sul podem desfilar juntos na cerimônia de abertura da Olimpíada de Pyeongchang. De acordo com a agência "Reuters", o COI irá avaliar a proposta. A entidade também considera permitir a participação de uma equipe conjunta de hóquei no gelo feminina dos países.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade