0
Logo do Seleção Alemã
Foto: terra

Seleção Alemã

Curiosidades: Em 74, duelo entre Alemanhas marcou 1ª fase

Em meio à Guerra Fria, as duas porções da Alemanha, divididas pelo Muro de Berlim, fizeram duelo

14 jun 2018
11h59
atualizado às 13h01
  • separator
  • comentários

Nos anos 70, a Guerra Fria separava o mundo entre os eixos capitalista e socialista, vigorando com bastante força. O Muro de Berlim era o símbolo dessa divisão, repartindo a Alemanha em dois países, a porção Ocidental, alinhada com os Estados Unidos, e a Oriental, do lado soviético. E na Copa do Mundo de 74, sediada pelos alemães ocidentais, houve um histórico confronto entre as vizinhas.

Alemanha Ocidental 0x1 Alemanha Oriental (Foto: Reprodução)
Alemanha Ocidental 0x1 Alemanha Oriental (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução / LANCE!

A partida que colocou frente a frente Alemanha Ocidental e Oriental, em Hamburgo, aconteceu na última rodada da fase de grupos. A República Democrática da Alemanha precisou passar pelas eliminatórias e, no sorteio, caiu na mesma chave da República Federal da Alemanha. O confronto valia a liderança do grupo e foi cercado de expectativas por seu viés político-ideológico. Os orientais, visitantes, surpreenderam e venceram a partida por 1 a 0, com gol de Sparwasser aos 22 minutos do segundo tempo.

Até hoje há quem sustente que a Alemanha Ocidental, que tinha um timaço e terminaria campeã, tenha facilitado para os rivais por puro pragmatismo. O argumento é que a segunda colocação deixou os anfitriões em chave mais fraca na busca por lugar na decisão - com Polônia, Suécia e Iugoslávia -, colocando Holanda, Argentina e Brasil como os adversários orientais.

Os contornos políticos da partida, no entanto, fazem muitos serem céticos em relação a essa possibilidade. O fato é que os alemães orientais conseguiram o feito de vencer e classificar-se na sua edição como pátria independente. Em 1989, o muro seria derrubado, a Guerra Fria seria encerrada e a Alemanha voltaria a reintegrada.

FICHA TÉCNICA

Alemanha Ocidental 0 x 1 Alemanha Oriental
Competição:
Primeira fase da Copa do Mundo
Data: 22/6/1974
Local: Volksparkstadium, em Hamburgo
Árbitro: Ramon Barreto Ruiz (URU)
Gol: Juergen Saprawasser (22'/2ºT - 0 x 1)

Alemanha Ocidental: Sepp Maier; Berti Vogts, Paul Breitner, Schwarzenbeck (Hoettges, aos 23'/2ºT) e Beckenbauer; Cullmann, Grabowski e Overath (Netzer, 24'/2ºT); Gerd Muller, Uli Hoeness, Flohe. Técnico: Helmut Schoen

Alemanha Oriental: Croy; Kurbjuweit, Bransch, Weise, Kreische, Waetzlich, Lauck, Sparwasser, Irmscher (Hamann, aos 20'/2ºT), Kische e Hoffmann. Técnico: Georg Buschner

Veja também

 

LANCE!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade