PUBLICIDADE

LANCE!

Copa e Liga na Europa: veja quem fez a dobradinha nos últimos dez anos

O LANCE! separou todos os clubes que conquistaram a Liga e a Copa nacional no mesmo ano nos cinco principais países europeus. Confira os detalhes dessas equipes...

10 mai 2018 - 16h10
(atualizado às 18h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A Juventus goleou o Milan por 4 a 0 na final da Copa Itália e conquistou o título mais uma vez, sendo assim, a Velha Senhora está próxima de conquistar a sua quarta 'dobradinha' consecutiva. No Campeonato Italiano, basta um empate para a Juve sagrar-se como campeã. Vencer a Liga e a Copa nacional na mesma temporada é um feito que poucos clubes alcançaram e o LANCE! separou os nove que atingiram este feito nas cinco principais competições europeias (Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra e França) nos últimos dez anos.

Barcelona conquistou a dobradinha nas temporadas de 2008/09, 2014/15, 2015/16 e 2017/18
Barcelona conquistou a dobradinha nas temporadas de 2008/09, 2014/15, 2015/16 e 2017/18
Foto: PAU BARRENA / AFP / Lance!

Espanha

Apenas o Barcelona terminou a temporada com dobradinhas e ao todo foram quatro vezes, sendo elas nas temporadas de 2008/09, 2014/15, 2015/16 e recentemente, 2017/18. O destaque principal vai para Messi e Iniesta, que lideraram a equipe em todas essas conquistas, além desses dois craques, outros nomes se destacaram em pelo menos uma dessas conquistas como os técnicos Guardiola e Luis Henrique. E as estrelas de Neymar, Suarez e Pique também fizeram parte dessa hegemonia.

Itália

Internazionale

Comandada por Mourinho, o time perdeu a estrela Ibrahimovic na temporada 2009/10, mas ganhou Samuel Eto'o em uma troca com o Barcelona. Além da chegada de Thiago Motta, Sneijder e Diego Milito. No Cameponato Italiano a Inter demonstrou soberania e conquistou o Calcio pela quinta vez seguida, que ainda contou com Milito como artilheiro da competição, com 22 gols. Já na Copa da Itália, o clube venceu a Roma na final por 1 a 0, com gol do artilheiro Diego Milito. Poucos meses depois a Internazionale ainda conquistaria a Europa.

Juventus

O treinador Massimiliano Allegri fez história com a Juve e conquistou por três vezes consecutivas a dobradinha nacional. Em 2014/15, a Velha Senhora do goleiro Buffon, contava também com as estrelas Chiellini, Pirlo, Pogba e Tévez. Na temporada seguinte perderam alguns jogadores mas substituiram a altura, Hernanes, Khedira e Mandžukić foram importantes nos triunfos da equipe em 2015/16 e sagraram-se campeões com facilidades em ambas competições.

Sem Pogba, principal jogador das conquistas anteriores, a estrela de Pjanić, Dybala e Híguain brilhou e ajudaram a Juve a conquistar mais uma vez a Serie A e a Copa da Itália em 2016/17 com larga vantagem. A equipe de Turim está a um empate de conquistar sua quarta dobradinha consecutiva, as quatro comandadas por Allegri.

Alemanha

Borussia Dortmund

Liderados por Jürgen Klopp, o elenco contava com Hummels, Götze, Lewandowski, Kagawa e Gündoğan. Sem grandes dificuldades, foram campeões da Copa da Alemanha justamente contra seu maior rival, o Bayern de Munique, após vitória por 5 a 2 e acabando com a fila de 23 anos sem levantar a taça da Copa. Já a Bundesliga foi conquistada com duas rodadas de antecedência e com as incríveis marcas de apenas três derrotas durante a competição e 28 jogos de invencibilidade, sendo assim, o Borussia sagrou-se bicampeão da Alemanha. De fato era o time a ser batido do país naquela temporada.

Bayern München

A poderosa equipe alemã mostrou seu poder e em dez temporadas conquistou cinco dobradinhas. Comandada por Ottmar Hitzfeld em 2007/08, e com craques como Luca Toni, Podolski, Klose, Ribery e Zé Roberto, o clube de Munique venceu com vantagem de dez pontos a Bundelisga e na Copa derrotou o Borussia Dortmund na final por 2 a 1, em partida decidida apenas na prorrogação. Dois anos depois, voltaram a conquistar as duas competições nacionais, dessa vez sob o comando do holandês Louis van Gaal, mas com um plantel um pouco diferente. Mario Gomez, Thomas Müller e Arjen Robben, além de Ribery, que já estava se destacando nas temporadas anteriores, lideraram o Bayern em ambas conquistas e novamente com certa facilidade.

Em 2012/13, o técnico Jupp Heynckes comandou o forte elenco do Bayern que contava com as estrelas Neuer, Lahm, Alaba, Ribéry, Kroos, Robben e Gómez. No Campeonato Alemão, ergueram a taça com seis rodadas de antecedência e quebrou diversos recordes como maior número de pontos em uma temporada (91), maior número de vitórias consecutivas (14) e maior saldo de gols (+80), perdendo apenas um jogo na competição, contra o Borussia Dortmund. E na Copa da Alemanha venceram o Stuttgart por 3 a 2 na final. Com a mesma base do elenco, o Bayern atingiu o mesmo feito na temporada seguinte e levou os dois torneios nacionais.

Já na temporada de 2015/16, comandados por ninguém menos que Pep Guardiola, o Bayern novamente conqusitou a dobradinha com outro elenco poderoso. Lewandowski, Thomas Müller, Xabi Alonso e Douglas Costa foram fundamentais para esse feito, além de Franck Ribéry, que esteve presente em todas as dobradinhas do clube.

Inglaterra

Apenas o Chelsea acabou a temporada com dobradinha nos últimos dez anos. Isso aconteceu em 2009/10, ano em que os Blues venceram a Premier League com quebra de recorde de gols, foram 103 e com o atacante Drogba se destacando, sendo artilheiro da competição com 29 tentos marcados. Esse foi o quarto título do Chelsea na Premiere League. Já na Copa da Inglaterra o gigante inglês venceu o Portsmouth na final por 1 a 0, onde mais uma vez o artilheiro Drogba decidiu.

França

Lyon

Comandados por Alain Perrin, o Lyon confirmou seu poder absoluto na primeira década do século XXI. Com Fred e Benzema no ataque, além de outros brasileiro como o ídolo e capitão Juninho e o zagueiro Cris, a equipe dominou a França na temporada de 2007/08 e conquistou a dobradinha da Ligue 1 e Copa da França. O título da Liga foi o sétimo consecutivo do clube e com apenas 20 anos, Benzema foi o artilheiro da competição, com 20 gols. Já na Copa venceram o PSG na final com gol na prorrogação do atacante Sidney Govou.

Lille

A França se rendeu ao Lille na temporada 2010/11 que derrotou todos os favoritos à conquista dos títulos nacionais, tanto na Liga como na Copa, após 56 anos de espera por algum título nacional. O goleiro Mickael Landreau, o mais experiente do elenco, foi quem mais liderou a equipe, além de outros nomes como os brasileiros Túlio de Melo e Emerson, Gervinho e até então a promessa Eden Hazard, que completava seus 20 anos no ano do título. E na Copa da França o Lille venceu o Paris Saint-Germain na final por 1 a 0, gol marcado por Obraniak.

Paris Saint-Germain

Nesta temporada, o PSG conquistou sua terceira dobradinha nas últimas quatro temporadas. Sob o comando de Laurent Blanc e com Thiago Silva, Cavani e a estrela e ídolo do clube Ibrahimović em campo, a equipe parisiense domingou a França e conquistou com folga por dois anos consecutivos a Ligue 1 e a Copa da França em 2014/15 e em 2015/16.

Por conta do alto investimento na campanha atual, a expectativa do clube era a conquista da Liga dos Campeões, algo que não aconteceu, porém mais uma vez dominaram o país e foram campeões com larga vantagem das duas competições nacionais. Comandados por Unai Emery, o elenco contava com grandes estrelas como Neymar, Mbappé e Cavani, o que facilitou ainda mais o poder do clube em seu país, se tornando o time a ser batido.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade