PUBLICIDADE

LANCE!

Conheça El Salvador, adversário do Brasil no amistoso desta terça-feira

Seleção caribenha participou de apenas duas Copas do Mundo e sofreu a maior goleada da história dos mundiais: 10 a 1 contra a seleção da Hungria em 1982

10 set 2018 - 17h03
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Adversário do Brasil no segundo amistoso da equipe de Tite pós-Copa do Mundo, em partida que será realizada nesta terça-feira, no FedEx Field, em Washington (EUA), a seleção de El Salvador é desconhecida pelo grande público do futebol. Os Cuscatlecos ocupam apenas a 72ª posição no ranking de seleções da FIFA.

Mas o que sabemos sobre os salvadorenhos? O feito de maior relevância dos caribenhos na história do futebol é uma marca extremamente negativa. Na sua última participação em uma Copa do Mundo, em 1982, El Salvador sofreu a maior goleada da história dos mundiais. A Hungria aplicou impiedosos 10 a 1.

Desde tal feito negativo, a seleção de El Salvador não conseguiu mais chegar a uma Copa ou mesmo vencer um torneio continental. Filiada à CONCACAF, o time disputa a Copa Ouro e desde 1981 não chega à final do torneio. De lá pra cá, foram 12 participações, sendo o melhor resultado um quarto lugar em 1985. E nos anos de 1991, 1993, 2000 e 2005 sequer disputou a competição.

MAS QUEM É A SELEÇÃO QUE IRÁ ENFRENTAR O BRASIL?

Os Salvadorenhos vêm de uma vitória apertada, com um gol aos 49 do segundo tempo sobre a seleção de Montserrat, pela Liga das Nações da CONCACAF. O torneio é similar ao homônimo campeonato europeu, que está em sua primeira edição.

Dos 23 convocados da equipe que enfrentará o Brasil nesta terça, 17 atletas atuam no futebol local, três jogadores na MLS (a liga americana) e apenas um atleta atua em solo europeu. O atacante Denis Pineda é jogador do Santa Clara, de Portugal, que acabou de subir para a primeira divisão.

SEM O PRINCIPAL JOGADOR

O maior artilheiro em atividade da seleção salvadorenha, Rodolfo Zelaya, tem 21 gols em 48 jogos com a camisa de Los Cuscatlecos, mas ficou de fora da convocação do treinador Carlos de los Cobos.

Zelaya contra os Estados Unidos (Foto: AFP)

Em entrevista à imprensa local, o técnico explicou o motivo de não ter chamado o atacante do Alianza, clube da capital do país e que é o atual campeão da primeira divisão do campeonato nacional.

- Eu sinto que tenho que dar a oportunidade de conhecer outros jogadores. Zelaya é bom tecnicamente e sei das suas habilidades. Ele já tem uma boa idade e pode contribuir mais tarde - disse.

ATUAL RETROSPECTO

Apesar de ser uma seleção considerada fraca, El Salvador chega para o jogo contra a Seleção Brasileira com três vitórias consecutivas, contra Canadá, Honduras e Montserrat. Nos últimos 15 jogos disputados pela seleção salvadorenha foram seis vitórias, seis derrotas e três empates.

CONTRA A SELEÇÃO BRASILEIRA

Na história, Brasil e El Salvador se enfrentaram apenas em duas oportunidades. Curiosamente, assim como a partida desta terça, todas as partidas foram realizadas em solo norte-americano.

O primeiro confronto aconteceu em 12 de junho de 1994, em um amistoso de preparação da Seleção Brasileira que foi tetracampeã do mundo. Naquele dia, o Brasil goleou El Salvador por 4 a 0. Romário, Bebeto, Zinho e Raí marcaram.

Já em 1998, o Brasil foi convidado a disputar a Copa Ouro da CONCACAF e caiu no Grupo A, junto com El Salvador. Na última rodada desta fase, a Seleção Brasileira novamente goleou por 4 a 0. Edmundo, Romário e Élber, duas vezes, marcaram os gols do Brasil, que foi eliminado da competição pelos EUA, anfitriões do torneio.

Em 2017, os Cuscatlecos foram até as quartas de finais da Copa Ouro (Foto: AFP)
Em 2017, os Cuscatlecos foram até as quartas de finais da Copa Ouro (Foto: AFP)
Foto: Lance!
Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade