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Com o dobro do custo, Linha 4 do Metrô é inaugurada no Rio

Presidente Michel Temer participa de evento e percorre trajeto entre Ipanema e Barra

30 jul 2016
12h14
atualizado às 13h17
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Estação Jardim Oceânico, na Barra, é a última da Linha 4 para quem sai de Ipanema (Foto: Jonas Moura)
Estação Jardim Oceânico, na Barra, é a última da Linha 4 para quem sai de Ipanema (Foto: Jonas Moura)
Foto: Lance!

Uma das maiores dores de cabeça na preparação do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, a Linha 4 do metrô foi inaugurada neste sábado, com a presença do presidente da República, Michel Temer, do governador em exercício, Francisco Dornelles, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Eles percorreram o trecho olímpico, entre Ipanema e Barra da Tijuca. O serviço começa a operar na segunda-feira, apenas para o púbico credenciado no evento.

A obra, que deveria ter sido entregue em dezembro do ano passado, com testes previstos inicialmente para junho, atrasou, estourou o custo e só ficou pronta a poucos dias da cerimônia de abertura olímpica, que acontece na próxima sexta-feira. Orçada em R$ 5 bilhões, já custou quase o dobro da previsão: 9,7 bilhões, segundo o governo estadual.

"Os Jogos foram uma motivação para melhorar e ampliar o conforto da população do Rio. Verifiquei na Linha 4 o quanto serã útil para as famílias. Um trajeto de duas horas que durará 20 minutos. Os Jogos servirão para fraternizar o país como um todo", disse Temer.

Um esquema especial foi montado para o uso do metrô durante os Jogos. A linha 4 funcionará entre 6h e 1h. Para comprar o bilhete, é preciso apresentar um ingresso da Olimpíada, em agosto, ou da Paralimpíada, em setembro. A população em geral só poderá utilizá-la em 19 de setembro, um dia após a cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos.

A construção foi responsabilidade de um consórcio formado pelas construtoras Odebrecht, Queiroz Galvão, Carioca Engenharia, Servix e Cowan. A linha não estava prevista no dossiê de candidatura do Rio para sediar os Jogos, mas plano vinha sendo traçado desde 1998. O megaevento serviu para tirar o projeto do papel. A crise financeira enfrentada pelo estado, no entanto, exigiu que o governo federal liberasse um financiamento para a conclusão da obra.

O trecho olímpico tem cinco estações: Nossa Senhora da Paz, Antero de Quental, Jardim de Alah, São Conrado e Jardim Oceânico. A Gávea, que entraria no trecho olímpico, ficou para dezembro de 2017.

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