PUBLICIDADE

LANCE!

COI decide manter a Rússia fora dos Jogos de Inverno por casos de doping

Atletas que comprovaram ser limpos poderão competir no evento, eleitos por comissão

5 dez 2017 - 17h40
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu nesta terça-feira, em reunião de seu Comitê Executivo em Lausanne (SUI), banir a Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, entre os dias 9 e 25 de fevereiro, por causa dos escândalos de doping no país, com apoio do governo.

Thomas Bach anunciou a decisão de suspender a Rússia (Foto: AFP)
Thomas Bach anunciou a decisão de suspender a Rússia (Foto: AFP)
Foto: Lance!

Só poderão competir no evento atletas comprovadamente limpos, convidados por um painel presidido pela francesa Valerie Fourneyron, presidente do ITA (sigla em inglês para Autoridade Independente de Testes). Eles poderão usar o nome "Atleta Olímpico da Rússia" (OAR, em inglês).

Durante as cerimônias de premiação, o hino russo está vetado. Quando um atleta do país for ao pódio, será executado o Hino Olímpico.

O relatório apresentado cita a "manipulação sistemática das regras antidoping". A Rússia ainda terá de pagar uma multa de 15 milhões de dólares.

O COI também determinou a exclusão do ministro do Esporte, Vitaly Mutko, e seu então vice-ministro, Yuri Nagornykh, de qualquer participação em todos os futuros Jogos Olímpicos. Mutko é presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2018.

- Este é um ataque sem precedentes a integridade dos Jogos Olímpicos e do esporte. O COI, após acompanhar todos os processos, decidiu por sanções proporcionais ao sistemático processo de manipulação para proteger os atletas limpos. Isso pode significar um marco e serve para catalizar forças para um mais efetivo sistema de controle antidoping liderado pela Wada - disse Thomas Bach, presidente do COI.

A punição acontece quase quatro anos após o país sediar os Jogos de Sochi.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade