PUBLICIDADE

LANCE!

Cinco confederações são consideradas destaques em teste de governança

Entidades de vela, badminton, tênis de mesa, desporto para deficientes e esportes na neve foram aprovadas. Mecanismo de avaliação busca melhores práticas na gestão do esporte

23 out 2019 - 15h14
Compartilhar
Exibir comentários

O Rating Integra, a principal ferramenta de avaliação do grau de governança na gestão das entidades esportivas do país, fruto da parceria entre empresas e o setor esportivo, apresentou nesta quarta-feira, em São Paulo, o resultado do seu primeiro ano de avaliações. Cinco confederações foram consideradas destaques, dentre as 26 que se inscreveram para avaliação.

Rating Integra apresentou em São Paulo os resultados de seu primeiro ano de avaliações (Foto: Divulgação)
Rating Integra apresentou em São Paulo os resultados de seu primeiro ano de avaliações (Foto: Divulgação)
Foto: Lance!

São elas a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), a Confederação de Esportes na Neve (CBDN) e a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

No mesmo evento, também foi divulgado que o Rating Integra dará início ao seu segundo ano de avaliações, através do site www.ratingintegra.org.br, e as entidades esportivas terão até dezembro aplicarem.

- Tivemos um primeiro ano de muitos aprendizados e ajustes, como era de se esperar para uma ferramenta tão importante. É com muita satisfação que apresentamos hoje essa primeira fotografia do cenário esportivo nacional, já com a certeza de que no próximo ano teremos muito mais entidades aderindo ao Rating Integra. Trata-se de um esforço de longo prazo para melhorar o esporte no Brasil e para isso é preciso o envolvimento de todos - afirma Daniela Castro, diretora executiva do Pacto Pelo Esporte.

Dentre as 26 entidades que participaram do primeiro ciclo do Rating Integra, 46% são de pequeno porte, 27% de médio porte, 8% grande e 19% micro. 69% delas estão localizadas na região sudeste, 12% na Centro Oeste, 11% na região Sul, enquanto as regiões Norte e Nordeste tiveram cada uma 4% das entidades avaliadas. Em uma escala de 0 a 10, a melhor nota foi 8,7 e a menor 2,4, com média geral de 4,65.

As entidades que participaram do primeiro ciclo do Rating Integra apresentaram melhores resultado nos itens Prestação de contas para o governo, Transparência das regras e Políticas, normas e controles internos. Já entre os maiores desafios são a aprimoramento de Código de conduta, Gestão de Fornecedores e Sistema de integridade (Compliance).

O Rating Integra servirá como referência para as empresas patrocinadoras no futuro, visando aumentar o investimento no setor, além de trazer mais transparência e eficácia para as entidades.

Ainda durante o evento, algumas empresas apoiadoras do Pacto Pelo Esporte anunciaram contrapartidas para as entidades que aderiram ao Rating Integra e a ideia é que o apoio aumente nos próximos anos. Entenda o Rating Integra

O Rating Integra é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Instituto Ethos e do Pacto pelo Esporte, cujo objetivo é avaliar a maturidade das entidades e instrumentalizá-las a fim de aprimorar os sistemas de governança, integridade e ampliar a transparência. Trata-se da primeira iniciativa de medição de governança e integridade voltado para instituições desportivas atuantes no Brasil, desenhado com sua participação e experiência, em parceria com empresas. Constitui também uma ferramenta aos financiadores do esporte, que têm nele um parâmetro claro para avaliar e reconhecer o comprometimento das instituições patrocinadas com melhorias contínuas.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade