0

Cielo vence 100m livre no José Finkel e se emociona

Ele concluiu o percurso de 100m livre em 46s83, mas precisava fazer 46s77 para assegurar vaga; Cielo aposta em índice técnico para o Mundial

26 ago 2018
19h49
atualizado às 20h20
  • separator
  • comentários

Cesar Cielo está dando longas braçadas rumo ao Campeonato Mundial de Hangzhou. Na piscina do Esporte Clube Pinheiros, o atleta concluiu o percurso de 100m livre em 46s83 neste domingo e venceu a final da prova do Troféu José Finkel, fase seletiva para o Mundial. Apesar de não ter fechado o tempo de 46s77 exigido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), ele deve ir à China por índice técnico*. Completaram o pódio Marcelo Chierighini, com 46s99, e Matheus Santana, com 47s.

Aos 31 anos, o campeão olímpico comentou nas últimas entrevistas que essa deve ser a sua última temporada, mas garantiu que dará sequência ao trabalho se reunir condições físicas. Entretanto, a participação nas Olimpíadas de 2020 pode já ser uma realidade distante. Por conta disso, o velocista tem apostado na classificação para o Mundial Hangzhou com a intenção de obter uma grande realização neste ano.

Em Pinheiros, Cesar Cielo concluiu a prova 100m livre em 46s83 e levou o título do José Finkel na modalidade (Divulgação)
Em Pinheiros, Cesar Cielo concluiu a prova 100m livre em 46s83 e levou o título do José Finkel na modalidade (Divulgação)
Foto: LANCE!

"Enquanto estiver na piscina, vou dar meus 120%. Só não sei até quando vai durar. A natação vem passando por um momento muito ruim e sei que os ex-atletas vão precisar ajudar. Sinto que minha hora de fazer isso está chegando, mas, a princípio, o objetivo desse ano é o Mundial", disse o nadador em entrevista concedida ao Portal Terra no início do mês.

 

Após vencer a prova deste domingo, Cielo ainda terá os 50m na terça-feira (28). Para ter chances de conquistar a vaga na modalidade, o nadador precisa concluir a prova abaixo do tempo estabelecido de 21s29. Ponto positivo é histórico do atleta na prova como fator motivacional. Foi nos 50m que o brasileiro conquistou o tricampeonato mundial e o ouro olímpico nos Jogos de Pequim.

A CBDA levará um grupo de 20 atletas para a disputa na China e só estarão presentes os nadadores que concluírem suas provas com o tempo exigido em cada modalidade e possíveis índices técnicos. O Troféu Finkel, que representa a única seletiva nacional para a disputa do Mundial em piscina curta (25m), programada para acontecer em dezembro, termina nesta terça-feira.

*O índice técnico é uma pontuação criada pela FINA para poder comparar diferentes resultados de diferentes provas, obtendo assim um número absoluto que corresponde à melhor performance do atleta na competição.

Veja também:

 

Lance!
  • separator
  • comentários
publicidade