PUBLICIDADE

Chris Froome entra para a história e garante Giro da Itália

Britânico chega em 7º, garante na liderança geral e praticamente consolida a conquista do título. Froome é o 3º ciclista da história a ganhar as três grandes voltas consecutivamente

26 mai 2018 - 12h20
(atualizado às 13h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Chris Froome é, tecnicamente, o campeão do 101º Giro da Itália. A 20ª etapa, neste sábado, teve um percurso de 214 km, começando em Susa e terminando em Cervínia. Froome fez uma prova estratégica e administrou a distância em relação ao vice-líder Tom Dumoulin. O britânico chegou em sétimo lugar, cinco segundos à frente do holandês da Sunweb, ampliando uma vantagem de 46s. A vitória foi do espanhol Michel Iturralde, da Mitchelton, com 5h43m48.

Largada da 20ª etapa do Giro de Itália (Foto: Reprodução)
Largada da 20ª etapa do Giro de Itália (Foto: Reprodução)
Foto: Lance!

Froome impôs, na etapa de sexta-feira, uma vantagem de 40 segundos em relação a Dumoulin. Apesar do esforço do holandês e disputa bem acirrada, Froome arrancou no metros finais e chegou na frente do único que poderia lhe tirar o título. A terceira colocação ficou com o ciclista colombiano Lopez Moreno. O francês Thibaut Pinot cansou na primeira montaha e finalizou a prova bem atrás, saíndo do Top 10.

"Controlei as escapadas do rival e me mantive bem neste Giro que foi muito pesado", disse Froome.

A próxima etapa, em Roma (115km) é um percurso plano e, tradicionalmente, é apenas um passeio, porque os 100 primeiros chegam no mesmo pelotão, com o mesmo tempo do líder. Com isso, a etapa normalmente vale apenas para os velocistas (sprinters) buscarem a vitória e pontos extras para conseguirem uma posição melhos em sua categoria. Assim, a etapa de hoje praticamente define o campeão.

Chris Froome alcança o feito raríssimo. O Giro da Itália tem mais de 100 anos de história, o ciclista britânico se torna o sexto ciclista a ganhar três grandes voltas do esporte: o Giro da Itália, Tour da França e a Volta da Espanha. É também o terceiro na história a ganhar as provas de forma consecutiva (Froome, na prova francesa, é tetracampeão).

"Foi uma vitória incrível. Quando Dumoulin me atacou não fiquei preocupado, mas tinha que manter o controle da situação. Peguei a linha de chegada para ter certeza que eu também ia ganhar a Maglia Azzurra, assim como a Maglia Rosa", finalizou Froome.

Classificação Geral

1 - Chris Froome (Team Sky)

2 - Tom Dumoulin (Team Sunweb) a 46″

3 - Miguel Angel Lopez (Astana Pro Team) a 4'57"

4 - Richard Carapaz (Movistar Team) a 5'44"

5 - Domenico Pozzovivo (Bahrain - Merida)

Resultado Final

1 - Mikel Nieve (Mitchelton - Scott) - 214 km em 5h43'48", média de 37,347 km/h

2 - Robert Gesink (Team Lotto NL - Jumbo)

3 - Felix Grossschartner (Bora - Hansgrohe)

4 - Giulio Ciccone (Bardiani CSF)

5 - Gianluca Brambilla (Trek - Segafredo)

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade