PUBLICIDADE

LANCE!

Bom histórico com categorias de base pode ser trunfo de Dorival Júnior no Athletico-PR

Punição ao clube que impede novas contratações e inscrições de atletas deve abrir ainda mais espaço para jogadores formados em casa

17 jul 2020 - 10h29
(atualizado às 11h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a punição imposta pela FIFA ao Athletico-PR de não poder registrar novos jogadores pelas próximas duas janelas de transferências, o clube provavelmente terá que recorrer aos atletas formados em casa para encorpar o elenco para as competições que voltarão a ser disputadas na temporada. Ainda que caiba recurso, é algo que poderá interferir diretamente no planejamento até 2021.

Foto: Miguel Locatelli/Site Oficial
Foto: Miguel Locatelli/Site Oficial
Foto: Lance!

E para minimizar os danos, o rubro-negro poderá contar com o excelente retrospecto do técnico Dorival Júnior com jogadores oriundos das categorias de base para manter o clube vivo na disputa por títulos.

Com uma longa trajetória no futebol, Dorival Júnior coleciona participações no lançamento de jogadores consagrados no cenário do futebol mundial.

Exemplos como Filipe Luís (Figueirense), Philippe Coutinho, Alex Teixeira, Allan e Souza (Vasco), Ramires (Cruzeiro), Bernard (Atlético-MG), Otávio, Lucas Lima e Fred (Internacional) e Éder Militão (São Paulo) ratificam o grande trabalho do treinador com atletas das categorias de base de seus respectivos clubes. Além do trabalho que ficou marcado no Santos, em 2010, com a conquista do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil com a ascensão de Neymar e Paulo Henrique Ganso sob seu comando.

Entre negócios feitos pelas equipes ao vender esses e outros jogadores formados ou lapidados pelo treinador, os números ultrapassam a casa dos 200 milhões de Euros (R$ 1,2 bilhão), de acordo com o site alemão especializado em valores de mercado 'Transfermarkt'.

No comando do Athletico desde o início deste ano, Dorival Júnior tentará repetir a fórmula de sucesso de outros tempos para manter o clube forte no cenário brasileiro e sul-americano. Apesar de algumas perdas importantes no elenco, como Rony e Robson Bambu, o CT do Caju poderá fornecer novas peças ao elenco principal.

Jovens valores como Vitinho, Bruno Leite, Pedrinho, Kawan, Abner e Ramon, além dos já estabelecidos como o goleiro Santos e os zagueiros Lucas Halter e Khellven, estarão entre as possibilidades para o treinador na retomada do futebol.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade