PUBLICIDADE

LANCE!

Ao L!, Vinícius e Paraná, melhores do mundo, falam sobre a segunda etapa do circuito mundial de futevôlei

Melhor dupla de futevôlei do mundo comenta ao L! sobre a profissionalização do esporte e a criação do circuito mundial, que terá a segunda etapa no fim de semana, em Barcelona

24 jun 2019 - 11h05
Compartilhar
Exibir comentários

Vinícius e Paraná formam a principal dupla em atividade do futevôlei mundial. Campeões na primeira etapa da World Footvolley, disputada em Brasília, a dupla vai para a segunda etapa, que será realizada em Barcelona nos dias 29 e 30 de junho, não somente para manter sua hegemonia, mas, também, para mostrar que o esporte merece a atenção de novos adeptos e parceiros comerciais. A segunda etapa da World Footvolley terá transmissão de todas as partidas através do canal no Youtube (www.youtube.com/worldfootvolley) a partir das 5h do sábado, dia 29, e as finais serão transmitidas ao vivo no SporTV 1, no domingo, dia 30, às 10h. O circuito ainda terá outras etapas, incluindo uma em Israel. Leia abaixo o bate-papo com a dupla favorita ao título.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Foto: Lance!

Como você enxerga o atual momento do futevôlei?

Vinícius: O crescimento se dá por ser um esporte viciante. Ele impressiona quem assiste e vicia quem joga. Com o aumento do interesse das pessoas, nós, atletas profissionais, passamos a nos unir mais em busca de melhorias estruturais. Somos nós quem carregamos o esporte e os responsáveis por buscar as melhorias para sua valorização. Tenho o propósito pessoal de ser não somente um jogador, mas como deixar um legado de desenvolvimento ao esporte. Esse é meu propósito.

Paraná: Está bem melhor do que quando comecei a jogar há dez anos, mas ainda precisamos conciliar com nossos trabalhos. Apesar disso, já vejo melhoras significativas na estruturação e profissionalização do esporte e a ideia do circuito da World Footvolley em outros países ajuda nesse processo de internacionalização.

O futevôlei é atrelado constantemente a jogadores de futebol como Romário e Renato Gaúcho, por exemplo. Qual o papel deles no desenvolvimento do esporte?

Vinícius: São perspectivas diferentes. Enquanto os jogadores de futebol se divertem no futevôlei, nós trabalhamos. Quem tem a responsabilidade de carregar o desenvolvimento do esporte somos nós, os jogadores profissionais.

Paraná: No início, precisávamos deles para angariar apoio e hoje ainda precisamos de certa forma já que quando eles estão presentes, eles trazem visibilidade e holofotes ao nosso esporte.

O nível entre jogadores profissionais de futevôlei e jogadores de futebol que praticam futevôlei é diferente?

Vinícius: Totalmente diferente! Existe uma disparidade física e técnica enorme. Enquanto eles se divertem, nós treinamos. Eu, por exemplo, tenho uma rotina de treino diária. Se colocarmos o Águia e o Tatá - uma outra dupla brasileira de referência - para jogar contra Romário e Renato Gaúcho, por exemplo, os jogadores de futevôlei ganhariam com certa facilidade.

Paraná: Sim! Você citou o Romário e o Renato como exemplos. O fato deles serem alguns dos melhores jogadores de futebol não significa que eles sejam os melhores no futevôlei também. Eles jogam muito bem, por sinal, mas quando jogam contra uma dupla profissional de futevôlei a história é completamente diferente.

Vocês conquistaram a primeira etapa da World Footvolley em Brasília. Qual a perspectiva para esta segunda etapa em Barcelona?

Vinícius: Teremos duplas difíceis de jogar como os paraguaios e os israelenses e os próprios donos da casa. Os paraguaios, inclusive, batem de frente legal enquanto os israelenses foram a dupla revelação da primeira etapa e virão querendo algo a mais. Vai ser disputado!

Paraná: Minha expectativa é ótima. Não tive a oportunidade de jogar na Espanha ainda e isso é um fator que me empolga mais. Quero jogar, chamar atenção, gerar espetáculo e trazer o título. Sei que vai ser bem difícil por contar com as duplas do Paraguai e de Israel nessa etapa novamente, mas me sinto preparado e animado para mais esse desafio.

QUEM SÃO ELES

Vinícius Souza

NASCIMENTO: 2/2/1998, no Rio de Janeiro

Jonathan Victor Paulino de Morais (Paraná)

NASCIMENTO: 17/1/1990, em Valparaíso (Goiás)

Principais títulos

Etapa do Brasil do Circuito Mundial (2019) Campeonato Brasileiro (2018)

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade